Secretaria da Educação realiza mais uma etapa da formação de equipes técnicas

Palavras-chave:
Com o tema ‘Conexões Pedagógicas: Compartilhando Saberes e Experiências’, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, realiza, nos dias 26 e 27 de novembro, em Salvador, o quarto encontro presencial da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual. 
 
 
A ação formativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios contará, desta vez, com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ministério da Educação, o Instituto Reúna, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAed), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), o Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional) e a Ação Educativa.
 
A atividade é voltada para técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e terá, em sua programação, uma conferência sobre ‘Desafios e potencialidades do Regime de colaboração’, uma apresentação sobre a formação em 2025, exposições e 05 rodas de conversa com os temas 'Interseccionalidade entre os marcadores raciais e de classe nos Anos Finais do Ensino Fundamental', 'Recomposição das Aprendizagens', 'Análise do dados educacionais com foco nas aprendizagens', 'Adolescências: ações por uma escola acolhedora' e 'Avaliações externas no Ensino Fundamental'.
 
“A formação das equipes técnicas municipais tem sido um dos pilares para o fortalecimento de políticas públicas educacionais que atendem às especificidades e desafios de cada região, mas sempre com a visão de um projeto de educação de qualidade para toda a Bahia. A colaboração entre os diferentes níveis de governo federal, estadual e municipal é um modelo que, mais do que nunca, se mostra necessário para que possamos construir uma educação mais equitativa”, afirmou a diretora de Formação do IAT, Camila Amorim. 
 
A gestora informou ainda que, no ano de 2024, a Secretaria da Educação, através do IAT, se dedicou a um trabalho intenso de formação para equipes técnicas municipais dos anos finais, promovendo o desenvolvimento contínuo de competências técnicas e pedagógicas para todos os profissionais envolvidos. “Juntos conseguimos melhorar a articulação entre os sistemas de ensino, alinhando estratégias para uma educação de qualidade em nosso estado”, destacou a diretora lembrando ainda que, para este último encontro de 2024, o objetivo é reforçar o compromisso com a formação continua em 2025. “Sabemos que o caminho para a melhoria da educação exige esforços constantes, e cada passo que damos juntos é mais um passo para transformar as realidades de nossas escolas e estudantes da Bahia”, concluiu.
 
A formação
 
A ação formativa tem por objetivo fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.
 
Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.
 
A formação, que acontece em 2024, 2025 e 2026, tem carga horária de 104h (por etapa) e é realizada em formato híbrido.
 
 
 
 

Notícias Relacionadas