Rede Anísio Teixeira

Rede Anísio Teixeira

 
Visando fortalecer a escola pública como um espaço de apropriações tecnológicas pela sua comunidade e fomentar a realização de práticas de ensino e aprendizagem inovadoras, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da rede pública estadual de ensino da Bahia - Rede Anísio Teixeira, desenvolve desde 2008 ações de formação, produção e compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres com professores e estudantes das escolas publicas estaduais. 

As mídias desenvolvidas pela Rede Anísio Teixeira podem ser acessadas e utilizadas por todos, tendo em vista que o material compartilhado está disponível na internet para visualização e download, e possuí licenças livres que permitem a sua utilização, cópia, distribuição e, em alguns casos, modificação.

O programa tem como proposta técnico-pedagógica a articulação e convergência entre formação, produção e compartilhamento de mídias, que tem como base técnica o uso de softwares livres e de licenças livres. Também busca estimular a participação e a construção de vínculos entre professores e estudantes, por meio de  processos educacionais lúdicos, autorais e cooperativos.  A equipe do Programa é formada por professores da rede pública estadual, selecionados por meio de edital, além de técnicos e educadores das áreas de tecnologia da informação, comunicação e produção multimídia.
 
 
 
 
  Ambiente Educacional Web
    O Ambiente Educacional Web é o espaço pedagógico do Portal da Educação da Bahia, no qual estudantes e professores podem acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. Possui um repositório de mídias educacionais livres, com mais de 3.500 vídeos, jogos, animações, softwares, áudios, videoaulas, livros, imagens, sequências didáticas, sites temáticos de todas as áreas do conhecimento (Humanas, Linguagens, Natureza e Matemática) e temas transversais (História e Cultura Africana e Indígena; Educação Ambiental; Educação Especial; Ética e Cidadania; Gênero e Sexualidade; Saúde; Pluralidade Cultural; Trabalho e Consumo). A gestão do Ambiente Educacional Web é feita por um Grupo de Trabalho (GT AEW), formado por educadores da Rede Anísio Teixeira, que também são responsáveis pela produção, pesquisa e catalogação de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres.  
 
 
 
  TV Anísio Teixeira
A TV Anísio Teixeira é responsável pelas produções audiovisuais da Rede Anísio Teixeira, que são realizadas e protagonizadas com participação de professores e estudantes das escolas públicas baianas. A concepção, criação e produção das peças fazem parte de um processo de formação contínuo no qual os professores são motivados a compreender, criar e experimentar novos processos educacionais, utilizando a linguagem audiovisual. As produções abordam conteúdos curriculares e temas transversais de uma forma lúdica e interdisciplinar, e possuem o diferencial ao relacionar estes conteúdos com o cotidiano das escolas, das suas comunidades, suas histórias e suas culturas.
 
Durante a Primeira Temporada (2009-2012), foram exibidos programas e interprogramas pela TV Educativa da Bahia (TVE Bahia), em versões com acessibilidade e disponíveis sob licenças livres para download e visualização. Em maio de 2014, a TV Anísio Teixeira lançou o Programa Intervalo, gravado em escolas públicas de todo o estado da Bahia e desenvolvido em formato híbrido para internet e TV. Esta produção foi inspirada no intervalo escolar e evidencia a riqueza artística, cultural e científica da comunidade escolar baiana, fala de histórias da Bahia, da ciência presente no nosso cotidiano e das diversidades culturais da nossa sociedade dando destaque às experiências exitosas de escolas, estudantes e professores da rede pública que fazem a diferença na educação. Todas as produções da TV Anísio Teixeira são exibidas pela TV Educativa da Bahia (TVE) e também disponíveis no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação.
 
 
 
 
 
















Professor Web e Professora Online
O Blog e as mídias sociais do Professor Web e da Professora On Line contam com a colaboração de professores e de estudantes da Rede Pública na produção dos conteúdos, elaborados e estabelecidos com base nos princípios do uso pedagógico, tecnológico, lúdico e interdisciplinar. As postagens, além de informativas, utilizam uma linguagem leve, de fácil acesso ao estudante e ao professor, e estão classificadas por área de conhecimento e temas transversais.
 
O Professor Web foi criado em 2010 a partir da necessidade de estabelecimento de uma comunicação mais direta e menos formal com os professores e estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia e com o público em geral. A equipe do Professor Web desenvolve uma produção multimidiática socioeducativa, junto com a comunidade escolar, visando o fomento ao uso, à produção e ao compartilhamento de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres.
 

 

 

  Formações


 
 

 

Formação em Apropriações Tecnológicas no Ensino e na Aprendizagem

O Instituto Anísio Teixeira, por meio da Rede Anísio Teixeira oferece a Formação em Apropriações Tecnológicas no Ensino e na Aprendizagem. Projetos, escolas, professores e estudantes possuem especificidades que fazem com que os contextos educacionais apresentem uma grande diversidade de elementos facilitadores e dificultadores para a apropriação e uso das TIC. Diante deste quadro, se coloca o desafio de construção de estratégias metodológicas por parte dos sujeitos fomentadores e mediadores dos processos educativos, que respeitem e dialoguem com as suas especificidades, em busca de alternativas de superação dos aspectos dificultadores e de potencialização dos aspectos facilitadores, presentes nas apropriações tecnológicas realizadas em cada contexto.

A formação objetiva contribuir para a melhoria da educação básica por meio do estímulo à apropriações tecnológicas críticas, lúdicas, contextualizadas e colaborativas nos processos de ensino e aprendizagem e tem como públicos primários os coordenadoras (es), gestores, professoras (es) formadoras (es) dos projetos estruturantes, que são responsáveis por multiplicar esses conhecimentos em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia.

As turmas são formadas durante o planejamento anual, sob demanda dos projetos estruturantes e também atende a demandas sociais.

 

 


 
 

 

Formação em Interpretação Cênica e Produção de Vídeos Ficcionais

O Instituto Anísio Teixeira, por meio da Rede Anísio Teixeira oferece o curso em Interpretação Cênica e Produção de Vídeos Ficcionais. Este curso articula-se com os projetos Cinema nas Escolas, PROVE e FESTE, por incluir, em sua programação, conteúdos que contribuem para as respectivas atividades de apreciação fílmica, técnicas para a interpretação para Web, teatro, cinema, assim como a produção cinematográfica e audiovisual. O curso Intensivo de Interpretação e Produção de Vídeos Ficcioanis, voltado a estudantes e professores da Rede Estadual de ensino da Bahia e tem como objetivos: capacitar estudantes e professores da rede pública para interpretação na TV, Web e Cinema; formar um grupo de atores/estudantes para participação nos programas da TV Anísio Teixeira; além de formar multiplicadores para atuarem em suas escolas estimulando o interesse pelas aulas de teatro, arte e produção audiovisual. O curso inteiro é composto por 2 módulos: um de interpretação, com 30 vagas e outro de produção audiovisual, também com 30 vagas. As chamadas públicas seguem um calendário anual e são publicadas no Portal da Educação e também por meio do Blog do Professor Web.

 
 

 

 
 

 

Formação Memórias e Identidades: produção formativa de vídeos educacionais

O Instituto Anísio Teixeira, por meio da Rede Anísio Teixeira, dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura e em parceria com a Faculdade de Comunicação (FACOM), da Universidade Federal da Bahia(UFBa), através do Programa de Extensão Arte, Cultura e Ciência; do Coletivo de Audiovisual e do Observatório das Culturas Populares, promovem a formação Memórias e Identidades com o objetivo de incentivar a produção de vídeos por estudantes e professores da rede pública estadual de ensino, com o olhar voltado para a valorização e reafirmação das suas cultura, da memória social e das realidades das comunidades onde moram ou estudam.

Esta formação também busca contribuir com a apreparação de professores como realizadores, multiplicadores e apoiadores da produção audiovisual e dar visibilidade as produções realizados pela comunidade escolar, que ao tornarem-se multiplicadores, estarão estimulados a produzir filmes para o projeto Produções Visuais Estudantis (Prove) e compartilhar as produções no Ambiente Educacional Web do portal da Educação.

As chamadas públicas seguem um calendário anual e são publicadas no Portal da Educação e também por meio do Blog do Professor Web.

 
 
 
 
 

 

Formação Produção de Mídias Estudantis

O Instituto Anísio Teixeira, por meio da Rede Anísio Teixeira, oferece Oficinas em Produção de Mídias Estudantis, que tem como objetivo capacitar estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino para que eles possam produzir e gerir mídias e tecnologias digitais livres com mais autonomia, profundidade, ética, colaboração e criticidade, além de fomentar o desenvolvimento de trabalhos voltados à comunicação jornalística e artística colaborativa nas escolas.

Durante a formação em Produção de Mídias Estudantis, os participantes passam pelos módulos de ciação e gestão de blogs, produção textual, fotografia, produção audiovisual e de softwares e licenças livres.

As chamadas públicas seguem um calendário anual e são publicadas no Portal da Educação e também por meio do Blog do Professor Web.

 
 
 

Eventos

 

Seminário de Educação e Tecnologia

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira, por meio do Programa de Mídias e Tecnologias Educacionais, Rede Anísio Teixeira, realizam anualmente, o Seminário de Educação e Tecnologia com o objetivo de promover discussões sobre a relação educação e tecnologia e estimular apropriações críticas, contextualizadas e colaborativas de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres nas escolas da Rede Pública Estadual.

A cada realização, o evento conta com um público misto de professores, estudantes, universidades, pesquisadores, coordenadores, diretores, grupos de pesquisas, ONGs e configura-se como uma excelente oportunidade para troca e a divulgação de experiências exitosas que criam e recriam novas possibilidades, novos olhares e a identificação de como os sujeitos da educação têm se apropriado e dialogado com as mídias e tecnologias educacionais.

 
 

 

 

     

 

Caravana Digital

Visando dar visibilidade às expressões artísticas e culturais são promovidas as Caravanas Digitais em escolas da rede pública estadual, ao mesmo tempo em que fomenta o uso das mídias e tecnologias educacionais livres produzidas pela Rede Anísio Teixeira (Ambiente Educacional Web, o Blog do Professor Web e Professora Online, e TV Anísio Teixeira).

As caravanas se caracteriza como um dos momentos em que se aproxima das unidades escolares, a fim de conhecer as ações e projetos desenvolvidos por estudantes e professores e torna-se imprescindível para a apresentação e difusão das atividades e produções realizadas pela Secretaria da Educação que dão suporte e complementam as produções da comunidade escolar baiana.

 

 

 

     
 

Tenda Digital

A Tenda Digital é um espaço de livre expressão, conhecimento e interação, onde os visitantes também acessam, conhecem e experimentam os conteúdos e as Mídias e Tecnologias Educacionais Livres. Este espaço é organizado pela Rede Anísio Teixeira durante a programação do Encontro Estudantil, evento que é realizado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As atividades desenvolvidas na Tenda ocorrem em cinco áreas:

I- Palco Livre (lugar para as expressões artísticas de professores e estudantes; II- Cobertura Colaborativa Estudantil (estudantes da rede pública registram e publicam as novidades do Encontro Estudantil nas mídias da Rede Anísio Teixeira); III- Conectados (o acesso à internet é livre para os visitantes, que recebem orientação de como encontrar conteúdos livres e sobre o uso seguro e consciente da internet); IV- Exposição Fotográfica Faces da Escola (registros realizados durante as atividades de formação e produção realizadas com estudantes e professores da capital e do interior do estado); e V- Mostra Audiovisual (exposição dos produtos audiovisuais que são resultados das formações realizadas pela Rede Anísio Teixeira com a participação de estudantes e professores).

 
       
       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas