Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Instituto Anísio Teixeira
Instituto Anísio Teixeira
Instituto Anísio Teixeira
O Instituto Anísio Teixeira - IAT, órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, com base no Regimento (Lei nº 8.970/94) tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, experimentações educacionais e qualificação de recursos humanos na área de educação.
Em cumprimento à sua finalidade e em conjunto com a Política Nacional de Professores da Educação Básica, o IAT acompanha a oferta de cursos de licenciatura (formação inicial) e de cursos de pós-graduação (mestrado e especialização), bem como, promove a formação continuada em nível de aperfeiçoamento (acima de 120 horas), extensão (60 a 80 horas) e cursos e eventos de curta duração (até 40 horas), como a realização de oficinas, seminários, congressos, colóquios, conferências e videoconferências para professores e demais profissionais da rede pública de ensino.
Tendo em vista a articulação da formação do professor com a prática na sala de aula, o IAT desenvolve também um conjunto de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola, com foco na aprendizagem do aluno. Além disso, o Instituto promove a produção e disseminação do uso de mídias e tecnologias como recursos didáticos para professores e alunos nas unidades escolares da rede pública de ensino, por meio de infraestrutura tecnológica que serve de suporte às ações de educação presencial e a distância.
Para a execução da política de formação, o IAT dispõe de um Centro de Aperfeiçoamento com uma estrutura física, disposta em uma área de mais de 5.500 m², oferecendo 110 leitos para hospedagem, 02 auditórios com capacidade de até 300 pessoas e 6 salas de aula disponíveis para as atividades de gestão, acompanhamento e formação dos programas. Além disso, o IAT comporta em sua sede, um sistema de videoconferências que tem como objetivo viabilizar ações relacionadas com a política de Educação a Distância (EaD). A estrutura tecnológica que sustenta as videoconferências permite a transmissão e recepção de imagem e som entre dois ou mais pontos distantes entre si, possibilitando a comunicação e interação em tempo real entre os seis estúdios e 40 auditórios com capacidade para atender 1.300 pessoas simultaneamente no estado da Bahia. O IAT mantém na sua estrutura 26 polos formativos estaduais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB é um sistema do Governo Federal, que articula a oferta de curso de nível superior entre instituições públicas de ensino para a população que tem dificuldade de acesso a formação universitária, através da metodologia da educação a distância.
O IAT estrutura os serviços em quatro linhas de ação:
Formação Inicial de Professores - Articula a oferta de cursos de licenciatura com as Instituições de Ensino Superior (IEs), nas modalidades presenciais e a distância, para professores em efetiva regência das redes públicas da educação básica que não possuem licenciatura, estão em desvio de função ou bacharéis, por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior – IES (UNEB, UEFS, UFRB, UESB, UESC, UFBA, IFBA, UNIVASF, UFSB, UFOB e IFBaiano).
Formação Continuada de Professores e demais Profissionais da Educação - Promove a formação dos professores e demais profissionais da educação em nível de extensão e aperfeiçoamento, bem como coordena, em parceria com as IES, a oferta de cursos de especialização nas modalidades presencial e a distância, em diversas áreas de conhecimento.
Inovação e Experimentação Educacional - Estabelece um conjunto de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola com foco na aprendizagem do estudante. Essa linha articula a formação do professor com a prática na sala de aula, envolvendo o estudante diretamente na ação formativa.
Infraestrutura e Tecnologia Educacional - Promove a organização, produção e disseminação do uso de mídias e tecnologias como recursos didáticos para professores e estudantes nas unidades escolares da rede, por meio de infraestrutura tecnológica que serve de suporte às ações de educação presencial e a distância.
Notícias Relacionadas
-
Auxílio Mais Futuro já está disponível para estudantes universitários
-
Universidades estaduais se destacam em ranking nacional de instituições de Ensino Superior
-
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia valoriza biomas e saberes tradicionais na Bahia
-
Uneb divulga resultado final dos estudantes selecionados para o Programa Bolsas Renaissance 2024
-
MEC lança curso de educação infantil ambiental com vagas na Bahia
-
MEC orienta redes sobre preenchimento do Censo Escolar
-
Estudantes da rede estadual baiana criam projeto de leitura como suporte emocional