Instituto Anísio Teixeira

Instituto Anísio Teixeira

O Instituto Anísio Teixeira - IAT, órgão em regime especial de administração direta da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, com base no Regimento (Lei nº 8.970/94) tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, experimentações educacionais e qualificação de recursos humanos na área de educação.
 
Em cumprimento à sua finalidade e em conjunto com a Política Nacional de Professores da Educação Básica, o IAT acompanha a oferta de cursos de licenciatura (formação inicial) e de cursos de pós-graduação (mestrado e especialização), bem como, promove a formação continuada em nível de aperfeiçoamento (acima de 120 horas), extensão (60 a 80 horas) e cursos e eventos de curta duração (até 40 horas), como a realização de oficinas, seminários, congressos, colóquios, conferências e videoconferências para professores e demais profissionais da rede pública de ensino.
 
Tendo em vista a articulação da formação do professor com a prática na sala de aula, o IAT desenvolve também um conjunto de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola, com foco na aprendizagem do aluno. Além disso, o Instituto promove a produção e disseminação do uso de mídias e tecnologias como recursos didáticos para professores e alunos nas unidades escolares da rede pública de ensino, por meio de infraestrutura tecnológica que serve de suporte às ações de educação presencial e a distância.
 
Para a execução da política de formação, o IAT dispõe de um Centro de Aperfeiçoamento com uma estrutura física, disposta em uma área de mais de 5.500 m², oferecendo 110 leitos para hospedagem, 02 auditórios com capacidade de até 300 pessoas e 6 salas de aula disponíveis para as atividades de gestão, acompanhamento e formação dos programas. Além disso, o IAT comporta em sua sede, um sistema de videoconferências que tem como objetivo viabilizar ações relacionadas com a política de Educação a Distância (EaD). A estrutura tecnológica que sustenta as videoconferências permite a transmissão e recepção de imagem e som entre dois ou mais pontos distantes entre si, possibilitando a comunicação e interação em tempo real entre os seis estúdios e 40 auditórios com capacidade para atender 1.300 pessoas simultaneamente no estado da Bahia. O IAT mantém na sua estrutura 26 polos formativos estaduais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB é um sistema do Governo Federal, que articula a oferta de curso de nível superior entre instituições públicas de ensino para a população que tem dificuldade de acesso a formação universitária, através da metodologia da educação a distância.
 
O IAT estrutura os serviços em quatro linhas de ação:
 
Formação Inicial de Professores - Articula a oferta de cursos de licenciatura com as Instituições de Ensino Superior (IEs), nas modalidades presenciais e a distância, para professores em efetiva regência das redes públicas da educação básica que não possuem licenciatura, estão em desvio de função ou bacharéis, por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior – IES (UNEB, UEFS, UFRB, UESB, UESC, UFBA, IFBA, UNIVASF, UFSB, UFOB e IFBaiano).
 
Formação Continuada de Professores e demais Profissionais da Educação - Promove a formação dos professores e demais profissionais da educação em nível de extensão e aperfeiçoamento, bem como coordena, em parceria com as IES, a oferta de cursos de especialização nas modalidades presencial e a distância, em diversas áreas de conhecimento.
 
Inovação e Experimentação Educacional - Estabelece um conjunto de ações que viabilizam e disseminam pesquisas, experimentos e inovações pedagógicas na escola com foco na aprendizagem do estudante. Essa linha articula a formação do professor com a prática na sala de aula, envolvendo o estudante diretamente na ação formativa.
 
Infraestrutura e Tecnologia Educacional - Promove a organização, produção e disseminação do uso de mídias e tecnologias como recursos didáticos para professores e estudantes nas unidades escolares da rede, por meio de infraestrutura tecnológica que serve de suporte às ações de educação presencial e a distância.
 

Notícias Relacionadas