Equipes premiadas no Hackathon Independências participam de imersão no Maria Felipa Lab (IAT)

Integrantes das 03 equipes premiadas no Hackathon Independências participam, hoje (27) e amanhã (28), no Instituto Anísio Teixeira, de uma imersão no Maria Felipa Lab. O grupo realizará atividades envolvendo uma plataforma online para criação de desenhos vetorizados e corte a laser e conhecerá a lógica de programação com Python.

Também durante a imersão, as equipes terão a oportunidade de visitar o CIMATEC, para conhecer os simuladores de voo, e o Museu da Coelba e de fazer o desenvolvimento inicial de um projeto com temática sustentável (Design Thinking).

“Uma palavra que define esta experiência é criatividade. A tecnologia envolvida, a diversidade, novas idéias. Eu posso afirmar que tudo isso é muito interessante e que acrescenta bastante no nosso conhecimento. Estar aqui no IAT, participar da imersão, conhecer novas tecnologias que podem mudar a vida de pessoas de fato é uma experiência simplesmente incrível”, destacou o estudante do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, de Bom Jesus da Lapa, Gleison Ribeiro.

“Estou gostando muito do ambiente e das pessoas. Estou achando muito interessante tudo que nós aprendemos. Algo que me interessou é a parte do conteúdo sobre edição de imagens. Perceber que não é complicado e é muito legal de se fazer. Quero aprender o máximo que eu puder para poder implementar no nosso projeto”, afirmou a estudante do Colégio Estadual Sete de Setembro, em Salvador, Estefany Almeida.

“Esta experiência está sendo algo enriquecedor para a gente. Este contato com a tecnologia tem acrescentado muito, tanto para as alunas, quanta para mim. Está nos dando a oportunidade de ter um conhecimento maior, um crescimento. Tem sido muito rico. Estamos aprendendo muito, encontrando informações importantes, que nós tínhamos a base, mas não esta profundidade. Está acrescentando bastante para gente, até porque a nossa comunidade, fica na zona rural, então a gente tem dificuldade no acesso à tecnologia e aqui a gente está tendo a oportunidade de ter o contato direto com esta tecnologia, conhecer mais de perto e na prática. Então tem sido muito gratificante participar deste momento”, contou o professor do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Litoral Sul, Valdivino de Santana Filho.

As equipes premiadas

Foram premiadas as soluções apresentadas pelos estudantes e professores dos municípios de Bom Jesus da Lapa, que desenvolveram um aplicativo para o gerenciamento da produção de pequenos e médios produtores da agricultura familiar, de Salvador, que apostaram em um aplicativo para introdução da tecnologia na rotina de pescadores e marisqueiras com o objetivo de aumentar a produtividade mensal destes trabalhadores, e de Ilhéus, que criaram um aplicativo para promover as palestras e idéias do projeto Comunidade Presente, que atua no combate a diversos tipos de violência.

O Hackathon Independências

Motivado pela comemoração dos 200 anos de Independência da Bahia, o Hackathon Independências explorou o conceito de independência de forma ampla, permitindo o desenho de soluções que melhorem a autonomia de indivíduos e grupos populacionais, em especial a emancipação de populações vulneráveis. A ação teve como objetivo estimular a inovação, criatividade, desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por soluções rápidas para os problemas sociais, além de fomentar a educação digital nas escolas públicas.