2º Caravana Digital leva tecnologia, interação e criatividade para colégio em Andaraí

Palavras-chave:

Curiosidade, interação, criatividade e descontração marcaram a passagem da Caravana Digital pelo Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, em Andaraí. Esta, que foi a segunda edição do projeto este ano, levou para estudantes e professores da escola uma série de atividades lúdicas e formativas que os entreteram durante os dois turnos.

“Está sendo maravilhoso. Muito rico este momento. Tantas oportunidades. Trazer estas experiências digitais, associadas a arte, e com muita criatividade e alegria, com certeza está sendo uma experiência memorável para os nossos estudantes e para toda a escola. Então o sentimento é de muita gratidão” afirmou a diretora do Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, Clésia Valquíria.

A ação reuniu cerca de 400 estudantes e 40 professores e levou para o colégio tecnologias, experimentos e atividades interativas envolvendo realidade aumentada, fotografias com chroma-key, Papercraft, Programação com Pictoblox (projetos com arduino, jogos e histórias interativas através da programação com blocos lógicos). A experiência com o chromakey chamou muito a atenção dos estudantes e os atraiu para a oficina de vídeo. A atividade aguçou a curiosidade de todos despertando o interesse em saber como se faz.

 Também como parte da programação, foi criado no local um palco aberto, que permitiu aos estudantes e professores realizarem apresentações para demonstrarem seus talentos. O espaço virou uma espécie de karaokê onde foram feitas apresentações musicais, todas com muita leveza e descontração.

Ainda na ocasião, o público presente pôde assistir a uma demonstração de vôo com drone, que deixou todos atentos e curiosos, tanto por ser uma novidade no ambiente escolar, quanto pela tecnologia envolvida.

“Estou achando muito maneiro esta integração com a tecnologia e tudo mais que a caravana está trazendo. Eu tive experiências bem divertidas e foi bem bacana”, destacou o estudante Luis Hermano, que afirmou também ter curtido bastante o karaokê.

Além do jogos, brincadeiras e experiências interativas, durante o evento foram oferecidas duas oficinas: Podcast e Edição de Vídeos Curtos. A atividade permitiu que os participantes compartilhassem e construíssem conhecimento por meio de novas tecnologias da informação e da comunicação.

“Eu gostei bastante das oficinas, porque nelas se discute muito sobre o aprendizado além da escola. Gostei muito de saber que os professores têm funções extras curriculares, o que acho bastante interessante, porque você aprende algo além, que pode te ajudar, mesmo naquilo que você tem total domínio. Então, é muito interessante você estar aprendendo mais, principalmente neste mundo de coisas novas que é a tecnologia”, elogiou o estudante Henrique Xavier.
 

2º Caravana Digital - Andaraí

 

Notícias Relacionadas