Entre letras e números professor usa a tecnologia para ensinar e inspirar jovens da região do Sisal

Em uma antiga rural de cor branco-gelo, com faixas verde-água e movida a botijão de gás de cozinha, as crianças da família Xavier seguiam, diariamente, 20 quilômetros do povoado de Sisalândia para o distrito Pereira, na zona rural do município de Santa Luz (273 km de Salvador).  Os clássicos de Luiz Gonzaga - o Rei do Baião -, como "Luar do sertão", eram a trilha sonora de uma rotina dura e cansativa. O clima seco da região do Sisal, misturado com cheiro do gás que movia o carro, atacava a asma do menino Heráclito que, mesmo com as crises de tosse e alergias, resolveu tocar em frente.

O resultado é este: Heráclito Xavier abraçou a profissão do magistério. Atualmente, com 49 anos, ele é graduado em Letras, pela Universidade do Estado Bahia (UNEB), e em Engenharia da Computação, pela UNINTE. O professor da rede estadual, há 16 anos, tem quatro especializações, dois mestrados e, no Colégio Estadual Santo Antônio, no distrito de Riacho da Onça, em Queimadas (336 km de Salvador), vive entre as letras e os números, lecionando Língua Portuguesa e Matemática.

“Era um grande desafio estudar. Via meus pais se sacrificarem, era cansativo e eu adoecia bastante. Teve uma época que estudava à noite, saia cinco da tarde e chegava mais de meia noite, mas todas essas dificuldades me deram forças para seguir e dar valor ao estudo”, lembra Heráclito Xavier. A motivação maior, segundo ele, vinha do seu pai, João Xavier, dono de uma vendinha na localidade, onde o caderno de fiado fazia crédito para os vizinhos, que em épocas das grandes estiagens não tinham como pagar.

Estudioso desde pequeno, o professor Heráclito conta que, quando não estava devorando a literatura dos quadrinhos e assuntos da escola, ajudava seu pai na venda, moendo pimenta ou pesando e ensacando açúcar e grãos. Heráclito foi fazer o Ensino Médio em Brasília, voltou para o sertão como técnico contábil e começou a dar aulas, onde descobriu a sua grande paixão.

Uso de plataformas digitais - Entrelaçando o conhecimento de diversas áreas, o professor se destaca por desenvolver projetos sociais e de

aprendizagem no ensino público. Um deles é o “Educador Xavier”, que consiste em um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido com o sistema Moodle. O projeto, hospedado no endereço www.educadorxavier.com.br, é uma interface permanente de suporte ao ensino. “Coloco material de todas as disciplinas que leciono: Português, Matemática, Automação Profissional e Robótica. Cada aluno possui um usuário e uma senha para acessar os conteúdos da série que pertence. No sistema, alimento com materiais de leituras, testes, livros digitais, vídeoaulas e abro fóruns de debates. Também temos salas de videoconferência, que funcionam como o Google Meet”, explica o professor.

O estudante Kauã Keven, de 15 anos, 2° ano do Ensino Médio, conta que usa frequentemente a plataforma e admira bastante a dedicação do mestre. “No Educador Xavier, nós temos acesso à uma biblioteca de aulas e tarefas. O professor corrige e devolve para nós. Existem também algumas atividades que o próprio sistema corrige e dá uma nota, é bem interessante. É muito bom ser aluno dele, é um exemplo para mim”.

Para o estudante Arthur Oliveira, 15, 2º ano, ter contato com o mestre é motivo de inspiração. “Ele é simpático, simples e gente boa. Quando olhamos para o professor, vemos um guerreiro dedicado e responsável e sabemos o tanto que ele lutou, isso nos inspira. Conhecê-lo nos ajuda a lutar e sonhar por um caminho melhor”.

Reportagem: Pedro Moraes