Cartiário estimula estudantes para a escrita e reflexão sobre o aprendizado

Estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT) participaram nesta quinta-feira (04) de uma atividade diferente. Eles foram estimulados a escrever uma carta com suas expectativas, sonhos, desejos e principalmente sobre a sua vida escolar. O “Cartiário”, como a atividade foi nomeada, é uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e marcou o retorno dos alunos às aulas neste segundo semestre.

As cartas escritas pelos estudantes serão enviadas para eles no final do ano, para que eles possam fazer a leitura e refletir sobre sua jornada escolar ao longo do ano. “A escrita é libertadora. Escrever cartas nos faz criar memórias, vínculos e essa escrita de nós, para nós mesmos, permite que possamos nos reconhecer e valorizar-nos”, afirma a diretora geral do IAT, Cybele Amado.

"Essa proposta se insere na dinâmica das atividades escolares como uma possibilidade de fazer com que o estudante reflita sobre seu aprendizado e possa estabelecer novas metas, novos anseios”, completou Cybele. A fala da gestora é reforçada pela estudante Maria de Lourdes Santos, do terceiro ano do ensino médio. “Eu gostei bastante da atividade, até porque já costumo escrever cartas para mim mesmo. Escrevo quando estou feliz e nos momentos tristes, leio minhas cartas e fico alegre novamente. Escrever é muito bom”, disse.

“Eu amei. A gente começa a repensar a nossa vida durante o momento em que estamos escrevendo. E escrever do próprio punho é sempre um bom exercício, porque no celular a gente tem o corretor e aqui não. A gente pensa palavra por palavra e isso é muito bom!”, comemorou a jovem.

Saiba mais sobre o Cartiário