Trabalho de escola em Jequié é finalista do Prêmio Nacional Liga STEAM

Palavras-chave:
Intitulado ‘A Cidade Sol não pode ter medo da chuva!’, o trabalho desenvolvido pela professora Karla Pedroza e seus estudantes no Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié (NTE 22) é um dos 03 finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM, categoria Ensino Médio.
 
A premiação reconhece e valoriza a implementação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.
 
O projeto apresentado, que foi aplicado nas aulas de Iniciação Científica e Física da 1ª série C matutina, envolve a temática das enchentes e seus impactos para as comunidades atingidas, discussão de grande relevância no contexto das Mudanças Climáticas.
 
“Jequié - BA passou por duas grandes enchentes em dezembro de 2021 e 2022. Desde então, a população tem se preocupado com os períodos chuvosos e a possibilidade de novas inundações. Com essa temática, os estudantes foram encorajados a buscar soluções para a situação-problema das enchentes utilizando uma abordagem STEAM Maker, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, o que contribuiu para significar o processo de ensino-aprendizagem. O produto final da sequência didática foi um dispositivo que mede a velocidade de subida do nível da água e emite sinais de alerta em caso de risco de inundação”, explicou a professora Karla Pedroza.
 
A docente destacou ainda que o tema abordado tem grande potencial para o desenvolvimento de habilidades importantes para os estudantes do Ensino Médio, respaldadas pela BNCC, como o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, além de trazer para a sala de aula reflexões sobre os conceitos Justiça Climática, Racismo Ambiental e Ansiedade Climática.
 
O prêmio
 
O Prêmio Nacional Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e ocorre, desde 2023, por meio da aliança social formada com a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional.
 
Em 2024, foram quase 2000 inscrições distribuídas em 3 categorias (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Na primeira etapa, foram selecionados 50 projetos de cada categoria através do envio do planejamento feito pelo professor. A segunda etapa avaliou a aplicação desses projetos, e selecionou os 10 finalistas de cada categoria. No dia 22 de novembro, foram publicados os 3 premiados em cada categoria e a colocação será anunciada no dia 10/12/24, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro - RJ. 
 

Notícias Relacionadas