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Secretaria da Educação inicia pesquisa para mapear clubes de ciência das escolas da rede pública estadual
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, iniciou, nesta sexta-feira (23), uma pesquisa para mapear os clubes de ciência das escolas da rede pública estadual da Bahia. Para participar da pesquisa, a gestão da escola ou o professor que coordena o clube deve preencher o formulário até o dia 06 de setembro, no link abaixo.
A iniciativa tem por objetivo compreender melhor as necessidades formativas e o perfil desses clubes, que desempenham um papel fundamental na formação dos jovens cientistas e na promoção do interesse pela ciência e tecnologia. A ideia é usar os resultados da pesquisa para fortalecer e expandir as atividades dos clubes de ciência, promovendo uma educação mais rica e envolvente.
“Os clubes de ciência criados na rede estadual da Bahia têm desenvolvido um trabalho incrível de promoção da investigação científica, de divulgação do método científico entre os estudantes e isso é poderoso, tem um potencial muito grande, porque conseguimos criar e desenvolver conhecimento a partir da prática da investigação, da experimentação, estimulando nos alunos a curiosidade científica. E aí o acesso ao conhecimento e à produção do conhecimento caminham lado a lado, não é um processo meramente expositivo, é um processo de investigação a partir de uma curiosidade científica, que pode partir da turma e, a partir dela, ser explorada em diversos campos”, explicou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
A gestora afirmou também que, para ela, o mais interessante é que o fruto deste trabalho de investigação, na maioria das vezes, não é só uma comprovação de uma hipótese, mas o desenvolvimento de uma solução e que isso é extremamente relevante em uma sociedade que carece de soluções para muitas questões.
“A educação científica que é produzida pelos clubes de ciência promove o desenvolvimento de competências importantíssimas para a aprendizagem”, destacou.
Os clubes de ciência são espaços de aprendizado prático e inovador, onde os estudantes têm a oportunidade de explorar experimentos, desenvolver projetos e trabalhar em equipe para resolver desafios científicos. São um alicerce essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da curiosidade intelectual entre estudantes.
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