Formação de Tecnologias e Mídias Educacionais - cobertura

No dia 28/3/12, o Instituto Anísio Teixeira, através da Rede Anísio Teixeira, realizou a videoconferência de abertura do  curso 'Formação Tecnologias e Mídias Educacionais: O papel dos NTE', no Laboratório de Educação à Distância do IAT.

“Nós temos uma grande missão e tenho certeza de que, se realmente abraçarmos essa causa, teremos a chance de mudar a história da educação na Bahia. Para mim, esse momento é histórico,” disse Irene Cazorla, diretora do IAT, na abertura  da videoconferência.

A necessidade de uma ação articulada entre os setores que desenvolvem trabalhos relacionados ao uso de mídias e tecnologias educacionais e os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, que têm como foco a realização de formações e orientações pedagógicas nas escolas, foram os motivos que incentivaram a realização do curso elaborado por professores da Rede Anísio Teixeira em parceria  com a Diretoria de Educação a Distância – DIRED para  professores do NTE.

“Não adianta continuarmos a produzir conteúdos se o que estamos produzindo não chegar à escola. Os Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE têm um papel importante para que essa tecnologia chegue aos nossos alunos. Nós queremos a escola como um centro de formação, um centro de convivência para que os jovens se sintam abraçados e sejam protagonistas da sua própria educação”, falou Cazorla.

Fortalecimento - Além de contribuir para a formação dos professores dos NTE como multiplicadores e apoiadores do uso e da produção de tecnologias e mídias educacionais, o curso busca fortalecer o papel dos NTE nos processos de formação, acompanhamento, suporte e avaliação do uso pedagógico das TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas escolas.

“A Secretaria da Educação vem empreendendo esforços no intuito de fortalecer as ações voltadas para o uso das tecnologias e propiciar a professores e estudantes da Rede Pública Estadual o acesso ao acervo, aos arquivos e tudo o mais que foi construído pela secretaria. Tudo deve ficar disponível para professores e estudantes”, ressaltou Sandra Lopes, coordenadora do Núcleo pedagógico da Rede Anísio Teixeira. Sandra acrescenta que os NTE entram como parceiros, fortalecendo e multiplicando essa ação de formação com os professores e com os colegas dos projetos estruturantes e da própria escola.

Yuri Wanderley, coordenador geral da Rede Anísio Teixeira, ressalta que a estratégia  adotada em 2012 é a de formar os NTE para que eles, juntos com a Rede Anísio Teixeira, possam ser multiplicadores dessas tecnologias para os projetos estruturantes que vão ser realizados na escola a partir deste ano. “A  ideia é que, no primeiro semestre de 2012, aconteça essa formação dos NTE junto com a Rede Anísio Teixeira, e que no segundo semestre, nós estejamos formando os professores e multiplicados dos projetos estruturantes, que são o Emação, o GESTAR, o Ciências na Escola, o Emitec e o CJCC", observou Yuri.

“A intenção é que a gente consiga fortalecer essa ação e levar as tecnologias para o uso na escola. A gente sabe que é uma tarefa difícil, principalmente porque existem necessidades que ainda estão sendo atendidas e existe, também, uma necessidade de formação de conhecimento por parte do professor. Então, quando a gente consegue unir esforços dos setores da secretaria com a Rede Anísio Teixeira, os NTE e o Instituto Anísio Teixeira, a gente consegue convergir esforços e ter uma maior possibilidade de chegar na escola”, complementou.

Para aprofundar  as discussões a cerca das temáticas apresentadas nas etapas presenciais, mediadas pelo Ambiente Moodle do IAT, os interessados devem acessar o endereço http://eadiat.sec.ba.gov.br. A interação online deve permanecer através da Rede Social Educacional da SEC. Todo  o material  utilizado no curso está referenciado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.