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Programação:
Painel1: A Estatística e Probabilidade nos cursos de formação de professores de Matemática da Educação Básica
Ementa: Traçar um panorama geral de como a Estatística está presente nas grades curriculares das licenciaturas em Matemática e nos cursos de pós-graduação em ensino/educação Matemática. Elencar as habilidades e competências sugeridas pelos PCN da Educação Básica. Constatar que a ementa/programa das disciplinas das licenciaturas não instrumentaliza o Professor de Matemática para ensinar os conteúdos sugeridos pelos PCN da Educação Básica. Apontar caminhos de como isso pode ser trabalhado.
- Irene Cazorla, UESC/SEC (A formação estatística do licenciando em Matemática)
- Nilza Bertoni, UNB/SBEM (Resgate histórico dos PCN e as novas perspectivas da formação do professor de Matemática para a Educação Matemática)
- Marcos Nascimento Magalhães, USP (a visão do Ensino de Estatística nas licenciaturas)
Painel 2: Softwares e sequências didáticas para ensinar Estatística e Probabilidade na Educação Básica.
Ementa: socializar a produção de sequências didáticas, softwares (pagos e gratuitos), vídeos e outros materiais instrucionais, tanto na academia como na escola.
- Humberto Bortolossi (Geogebra, tinkerplots e InspireData), UFF
- Verônica Kataoka (R, Avale), UESC
- Denise Nunes Viola (R), UFBA
- Giovana Oliveira silva (R), UFBA
Painel 3: O Ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica: a voz dos professores
Ementa: traçar um panorama sobre o que e como se ensina de Estatística e Probabilidade nas escolas públicas.
- Analdino Pinheiro Silva Filho, Coordenador da Educação Integral - CEDI
- Enoilma Simões Paixão Corrêia Silva, Especialista de Matemática do Gestar na Escola – Gestar
- Cláudio Marcelo Guimarães, Coordenador de Matemática do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – EMITEC
- Elaine Costa dos Santos, Mestre do PROFMAT.
Painel 4: O ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica, os PCN e os livros didáticos
Ementa: fazer um balanço sobre o ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica após 17 anos de PCN e debater como os livros didáticos abordam os conteúdos após política indutora do PNLD.
- Lisbeth Cordani, USP
- Celi Lopes, SBEM-GT12
- Tânia Gusmão, UESB
Oficinas
O formato da oficina que estamos propondo é que seja ao mesmo tempo um Grupo de Discussão. O papel da oficina seria mostrar potencialidade de trabalho na Educação Básica e seria motivada pelos expositores das oficinas. Após a oficina teríamos interlocutores e relatores que discutiriam o tema e elencassem possíveis ações a serem implementadas nos diversos âmbitos da Educação. O debate teria que levar em consideração as diretrizes do curso de Licenciatura em Matemática, os PCN, a pesquisa, os conteúdos trabalhados, a metodologia utilizada, a viabilidade de sua aplicação nas escolas públicas na Educação Básica.
Os relatores de cada Oficina/GT deverão sumarizar as propostas e deverão apresentar na plenária geral.
Os temas das oficinas, na medida do possível, deveriam cobrir os diversos aspectos do ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica e não se sobrepor, a fim de otimizar o workshop.
Oficina/GT1: O Ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Especial (Verônica Kataoka e Aida Vita, SBEM-GT12/UESC)
Oficina/GT2: O Ensino de Estatística e Probabilidade na Infância (Celi Lopes, SBEM-GT12)
Oficina/GT3: O Ensino de covariabilidade e uso do Geogebra (Humberto Bortolossi,UFF)
Oficina/GT4: O Ensino da variabilidade com o AVALE (Em consulta)
Oficina/GT5: Estatística para Todos (Lisbeth Cordani USP)
Oficina/GT6: O Ensino de Probabilidade (Denise Nunes Viola, Lia Terezinha Lana Pimenta de Moraes, Silvia Regina Ribeiro Lemos e Viveca Wolfovitch).
Mostra de trabalhos, experiências exitosas e resultados de pesquisas. Exposição do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) da UFBA, a Tenda Estatística (ABE). Os trabalhos podem ser expostos em forma de pôster, exposição de materiais, exposição de vídeos.
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