Proposta de Formação

Proposta de Formação

Neste espaço, estão disponíveis informações, dicas, sugestões, orientações etc. referentes à Formação Continuada para o uso pedagógico e integrado do Tablet Educacional, no contexto dos programas e projetos educacionais das Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino.

Estudos Autônomos

Esta Formação Continuada, na modalidade de educação a distância, intitulada “Estudos Autônomos”, ofertada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT-BA), em parceria com a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional (DIRED-BA) e a Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE-BA), visa a disponibilização e o acesso, livres, à conteúdos e recursos, técnicos e didático-pedagógicos, aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, para o aperfeiçoamento do uso educacional e integrado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), existentes nas escolas da rede pública estadual, articulado com os Projetos Estruturantes da SEC-BA.

Os Estudos Autônomos, ou Autoaprendizagem, propõem que o estudante exerça plena autonomia e controle sobre o seu processo de aprendizagem, atuando de forma proativa e flexível, durante todas as etapas da Formação Continuada.

Segundo a Proposta de Estudos Autônomos, do Ministério da Educação (MEC), disponibilizada no Portal do Professor (http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod88739/): “em cada modalidade, o processo educativo apresenta características e desafios peculiares... a proposta de estudos autônomos partilha de várias características da educação a distância. Essa Formação Continuada  buscou, nas dicas para ser um aluno virtual de sucesso, de Palloff e Pratt (2004), a inspiração para propor os requisitos desejáveis aos estudantes, no contexto dos Estudos Autônomos” e que servem de parâmetros para a presente Proposta de Formação Continuada para o uso pedagógico e integrado das TIC, no contexto escolar:

  • Ter acesso a um computador e à Internet e saber minimamente usá-los, para ter acesso aos materiais do curso;
  • Ter automotivação e autodisciplina;
  • Ter consciência de que estudar exige empenho;
  • Desejar dedicar quantidade significativa de seu tempo semanal a seus estudos;
  • Ter capacidade de pensar criticamente;
  • Acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer tempo;
  • Saber trabalhar, e de fato trabalhar, em conjunto com seus colegas para atingir seus objetivos de aprendizagem e os objetivos estabelecidos pelo curso.

 

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