Oficinas nas escolas

Oficinas nas escolas

Têm como objetivo reeducar as ações cotidianas e diagnosticar problemas de saúde relacionados aos esforços da prática profissional dos professores.

Funcionamento
As oficinas são realizadas nas unidades escolares em horários de Atividades Complementares (A.C.), compreendendo quatro encontros, cada uma com a duração de duas horas e aplicadas por uma equipe multidisciplinar: fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.

Psicologia: são realizadas oficinas com ênfase em dinâmicas de relaxamento, harmonização, abordagem de aspectos psicossomáticos, na intenção de acolher as demandas principais dos usuários do programa na escola e criar estratégias para o enfrentamento dos principais fenômenos estressores e adoecedores.
Serviço Social: constam de dinâmicas de sensibilização,  integração e exposição, escutas individuais e coletivas utilizandose  da metodologia de Grupo Operativo.
Fisioterapia: as palestras e oficinas apontam para o bem estar do professor através de técnicas de alongamento, dinâmicas de grupo,orientações posturais, exercícios direcionados à prevenção dos distúrbios osteomusculares  LER/DORT com ênfase na promoção da saúde.
Fonoaudiologia: o foco das oficinas está na saúde vocal, de modo a orientar os professores a praticar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocais antes do exercício pedagógico, promover o debate acerca do uso correto da voz em condição docente e aplicar dinâmicas de socialização com vista a ouvir o profissional.

Acompanhamento nas escolas
Buscam realizar um levantamento de demandas e oferecer maior suporte aos professores e às unidades escolares para problemas de saúde relacionados aos esforços da prática profissional dos professores e para outras demandas. As atividades ocorrem nas unidades escolares em horários de Atividades Complementares (A.C.) ou em datas pré-agendadas, como nos sábados letivos. Os consultores de saúde podem desenvolver atividades específicas de suas áreas de atuação, como o enfrentamento dos processos estressores, de saúde mental, técnicas de relaxamento, orientações posturais, exercícios direcionados à prevenção de distúrbios osteomusculares, questões relacionadas à saúde vocal e nutricional.


 

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