Videoconferência orienta professores e estudantes para a realização de Feiras Escolares e submissão de projetos

 

Fotos: Liviane Barbosa/IAT

Para motivar a participação nas feiras de ciências e a pesquisa científica nas escolas, estudantes, gestores e educadores participaram, nesta sexta-feira (04/09), da videoconferência “Ciência na Escola: na trilha da pesquisa científica”. A atividade, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), orientou sobre realização das feiras escolares e submissão de projetos para a 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba) e 10ª Feira Baiana de Matemática. Este ano, as feiras escolares acontecem em cerca de 600 escolas, envolvendo mais de 30 mil estudantes e professores da rede estadual de ensino.

 

“Hoje foram apresentados alguns exemplos de sucesso de professores e estudantes que participaram das feiras de ciências em anos anteriores e que participaram, também, de feiras estaduais, nacionais e internacionais. Esta motivação é importante, para que todo este movimento em prol da educação científica permaneça forte no ambiente escolar. Isso é muito gratificante para nós”, destacou a coordenadora do programa Ciência na Escola, Shirley Costa.

O estudante Tawan Lima, do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente, destacou a importância da criação de projetos nas escolas e buscou motivar outros estudantes para participar das feiras. “Participar de feiras de ciências e matemática eleva os nossos conhecimentos e nos ajuda a ampliar cada vez mais o nosso projeto. Também temos a oportunidade de conhecer outros projetos”, informou Tawan, que participou das feiras escolares e da Feciba, com o “Vibrafone”, projeto que envolve música e matemática.

Para o coordenador da Feira de Ciências da Bahia, Rogério Lima, a idéia desse encontro é subsidiar os professores para que eles possam orientar os trabalhos dos estudantes. “A Feira de Ciências da Bahia tem se consolidado como um grande evento da Secretaria da Educação, e nossos estudantes têm se destacado em feiras nacionais e internacionais. Com este evento esperamos orientar melhor os estudantes e ter projetos cada vez melhores”.

Feciba - Ação estruturante do Programa Educar para a Transformar, a Feira de Ciências da Bahia (Feciba) busca estimular a relação de ensino e de aprendizagem, bem como fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, por meio da pesquisa e experimentação. Este ano, 180 projetos serão selecionados para a Feciba, que será realizada em novembro, durante o Encontro Estudantil.

 

Notícias Relacionadas