Videoconferência debate o papel da escola no combate ao Aedes

Com o objetivo de orientar sobre os riscos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), realizam a videoconferência “Dengue, Chikungunya e Zika: a escola e os desafios da tríplice epidemia”, com os palestrantes Dr. Maurício Barreto, mestre em saúde comunitária e Phd e epidemiologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Dr. Marcos Vanier , professor  de pós-graduação da Fiocruz. A videoconferência acontece no dia 31 de março (quinta-feira), das 13h30 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A atividade, proposta pelo programa Ciência na Escola, integra a campanha do Governo do Estado de combate ao Aedes Aegypti e vai mobilizar estudantes e educadores do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira. Durante o encontro, será realizada uma aula de campo com estudantes, exposições e o ônibus Ciências na Estrada da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A proposta desta parceria é também contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e despertar neles, ainda mais, o gosto pela iniciação científica, na medida em que pesquisadores da Fiocruz mostram, por meio do laboratório, como ocorre a mutação do Aedes aegypti.

“A videoconferência marca a abertura das atividades do Ciência na Escola e estabelece um compromisso social da educação com a promoção da saúde através do combate ao mosquito Aedes Aegypti. A nossa intenção é comprometer professores e estudantes e toda a comunidade escolar, nessa luta”, ressaltou a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa.