UNEB seleciona bolsistas para programas Pibid e Residência Pedagógica

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), vai abrir inscrições para seleção de bolsistas dos programas institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), entre os dias 25 de setembro e 16 de outubro.

Serão oferecidas 1.089 vagas para bolsas do Pibid nas modalidades: iniciação à docência (792 vagas), iniciação à docência sem bolsa (198) e supervisor do programa (99).

Podem se inscrever na seleção de bolsistas de iniciação à docência, estudantes dos cursos de licenciatura da UNEB indicados no edital e, para bolsas de supervisão, podem concorrer professores das escolas básicas habilitadas na Plataforma Capes de Educação Básica.
Já para o PRP serão distribuídas 957 bolsas nas modalidades: Residente (696 vagas), Residente sem bolsa (174) e Preceptor do programa (87).

A seleção para Residência Pedagógica é destinada a estudantes que estejam cursando a segunda metade de licenciaturas da universidade indicadas no edital. As vagas para preceptores podem ser preenchidas por professores das escolas básicas habilitadas na Plataforma Capes de Educação Básica.

Devido às medidas de proteção da Covid-19, o processo seletivo será online. Para isso, os interessados devem preencher ficha de inscrição, anexar os documentos solicitados no edital e enviá-los via sistema PIBIDRP UNEB.

Os candidatos aprovados irão preencher vagas em cadastro reserva. O processo de seleção consiste em análise de currículo e carta de interesse, além de entrevista. O resultado do certame está previsto para o dia 26 de outubro.

As coordenadoras do Pibid, Diana Tigre, e do PRP, Monalisa Reis, destacam a importância dos programas para o percurso formativo dos estudantes.

“Sabemos que o contexto é delicado, que provoca dispersão e causa incertezas entre alunos. Como estamos falando de programas de extrema importância para a formação de estudantes de cursos de licenciatura, pedimos aos discentes e professores da educação básica que conheçam os programas, visitem os editais e se inscrevam no processo de seleção, de acordo com o perfil de cada um. No que diz respeito à educação em um cenário tão adverso como o atual, ações que visam ao fortalecimento da formação docente, do ensino e da aprendizagem como as propiciadas pelo PIBID e pela Residência Pedagógica precisam ser vivenciadas”, ressaltaram as coordenadoras.