Terceiro encontro das equipes técnicas aborda (re)planejamento a partir dos resultados das avaliações externas

‘(Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas’ será o tema do terceiro encontro presencial da formação continuada para equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual.

Promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, a atividade, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, no IAT, contará com a presença de técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), tem carga horária de 104h (por etapa) e é realizada em formato híbrido.Estão sendo ofertadas 888 vagas, 834 para técnicos dos municípios (duas por município) e 54 para técnicos dos NTE (02 por Núcleo Territorial).

“Este encontro marca um momento importante, onde poderemos olhar para os resultados das avaliações externas e pensar pontualmente estratégias para cada território. Teremos parceiros importantes para aprofundar em temas como dados educacionais e políticas públicas, equidade, interseccionalidade e como trabalhar indicadores com a rede. Nesta etapa da formação contaremos com a participação do Portal QEdu, com o IEDE - Interdisciplinaridade e evidências no debate educacional, e do Núcleo de Excelência em Estudos Sociais (NEES) trazendo a análise e proposições importantes para nossa formação”, afirmou a coordenadora de Formação do IAT, Simone Aves.

A ação formativa tem por objetivo fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.

Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.

Programação

Neste terceiro encontro presencial de 2024, os participantes da formação assistirão, no primeiro dia de atividades, a uma conferência sobre o ‘Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE)’, a um painel com experiências dos municípios sobre a temática ‘Indicadores à serviço da aprendizagem’ e a uma palestra acerca do tema ‘Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem’.

Já no segundo dia de trabalho, os técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual participarão de grupos de trabalho onde debaterão as temáticas ‘Interseccionalidade em Foco: Dados Educacionais e Políticas Públicas com Equidade’ e ‘Como trabalhar indicadores na/ para/com a Rede’.