Seminário Territorial de Vitória da Conquista traz experiências de leitura e avaliações externas

Fotos: divulgação
Os projetos de leitura com foco na resolução de problemas e intervenções bem-sucedidas nas avaliações externas foram a tônica do 8º Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres, realizado na cidade de Vitória da Conquista. O encontro, realizado nesta sexta-feira (29), reuniu educadores, estudantes e dirigentes que partilharam experiências desenvolvidas nas escolas do Território Médio Sudoeste da Bahia, Médio Rio de Contas e Sudoeste Baiano, iniciadas ou aprimoradas nos quatro Encontros Formativos de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos de 2019. A atividade é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). 
 
Durante o evento, a diretora pedagógica Diana Melo, que estava representando a diretora geral do IAT, Cybele Amado, salientou a importância das devolutivas no avanço do ensino  e prendizagem. “Neste momento de partilha e troca de experiências é possível avaliar o papel da formação continuada na prática pedagógica. Isso nos permite mostrar que é possível planejar e propor intervenções”, destacou.
 
A coordenadora pedagógica Nara Maria Santos Oliveira, do Colégio Polivalente da cidade de Itambé, observa que existe a necessidade de refletir e avaliar constantemente a prática. “Como diz Paulo Freire, 'a ação pedagógica é uma constante prática e teoria'. Assim como o professor precisa refletir, o coordenador também precisa. E isso acontece aqui, na formação continuada”. Para a coordenadora, a troca de vivências com profissionais da rede na formação proporciona o crescimento e amadurecimento, refletindo, diretamente, no ensino e aprendizagem dos estudantes. Para o seminário, a educadora levou o projeto “Intercâmbio”, um evento no qual apresentam experiências dos estudantes do colégio para outros da cidade. “Esta foi uma forma de convidá-los a conhecer nosso trabalho”, afirmou. 
 
Durante o evento, os educadores também assistiram a vídeos produzidos no projeto Produções de Vídeos Estudantis (PROVE) com as temáticas de gênero e diversidade, realidade de refugiados e influenciadores digitais. 
 
As cidades de Seabra, Itabuna, Feira de Santana, Salvador, Paulo Afonso e Caetité já receberam o seminário. Ao todo serão 12 encontros, um em cada Polo Formativo em que foram feitas as atividades da Formação Continuada promovida pelo IAT, chegando aos 27 Territórios de Identidade.
 
Formação Continuada
Por meio do IAT, a Secretaria da Educação está promovendo a Formação Continuada de diretores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, além das equipes técnicas dos NTE. Esta ação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, em especial os que estão entre o 6º e o 9º ano e Ensino Médio.
 
Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).
 

Notícias Relacionadas