Seminário pelos 35 anos do IAT fecha com emoção na cerimônia de premiação

Encerrou na última quarta-feira, dia 14 de novembro, o Seminário pelas comemorações dos 35 anos de fundação do Instituto Anísio Teixeira- IAT. O evento começou na segunda-feira, dia 12, com uma série de homenagens aos ex-diretores e ao Professor Edivaldo Machado Boaventura (in memoriam), responsável pela criação do órgão, que foi inaugurado em 01 de junho de 1983.

Durante a cerimônia de premiação aos vencedores do ‘Prêmio IAT de Redação’ e de ‘Socialização de Práticas Inovadoras’ não faltou emoção. “Esse prêmio é para você, minha mãe! Tudo de importante na minha vida a senhora está por perto, por isso é para a senhora também”, disse, emocionado, Marcelo Farias Pinheiro, ao ser anunciado em 1º lugar na Categoria Professor.

Não muito diferente, a estudante de Monte Gordo (Camaçari) Mirella de Souza Soares subiu ao palco e mostrou a mesma desenvoltura ao apresentar o seu trabalho, vencedor da Categoria Estudante. “Estou muito feliz, queria agradecer a todos do Instituto Anísio Teixeira, aos meus pais e ao meu colégio por esse momento tão importante”, disse.

Os vencedores do ‘Prêmio IAT de Redação’ e o de ‘Socialização de Práticas Inovadoras’ receberam a seguinte premiação: 1º lugar um Notebook, 2º lugar uma Smart TV e 3º lugar um Home Theater. Confira os vencedores abaixo:

Prêmio IAT de RedaçãoCategoria Professor: Marcelo Farias Pinheiro (1º lugar), Telma Rebouças de Almeida (2º lugar), e Rosana Santana dos Reis Rios (3º lugar);

Prêmio IAT de RedaçãoCategoria Estudante: Mirella de Souza Soares (1º lugar), Caroline Silva de Jesus (2º lugar), e Heitor Menezes Ferreira (3º lugar);

Socialização de Práticas Inovadoras: Marli Maria Bahia de Sousa (1º lugar), Denise Dias de Carvalho Sousa (2º lugar), Maria Aparecida Conceição Nunes (3º lugar), Vanildo dos Santos Silva (4º lugar), e Janildes Almeida Chagas (5º lugar).

Mesas redondas

Na terça-feira, pela manhã, aconteceu uma importante mesa redonda sobre Tecnologia Assistiva. Proferida pelos professores José Márcio Soares Nunes (do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP) e Patrícia Silva de Jesus (da SEC) e mediação de João Edilson Prazeres (do Instituto de Cegos da Bahia), a palestra foi elogiada por todos os presentes em razão da oportuna discussão sobre o tema.

Ainda pela manhã, além da apresentação da primeira Youtuber brasileira com Síndrome de Down, Cailana Eduarda Bauer Lemos (Cacai Bauer), aconteceu outra mesa redonda sobre Educação Inclusiva e Diversidade, com os palestrantes Dr. Anderson Spavier Alves, Carlos Antônio Barros de Oliveira, Dra Celi Nelza Zulke Taffarel, e Sidenise Estrelado Sousa, com mediação de Ivan Jorge Borges Pedreira.

À tarde, coube ao Me. Yuri Wanderley Bastos (Ufba) conduzir a palestra sobre O Legado de Anísio Teixeira para a Educação a Distância e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Houve ainda uma apresentação do Canal Futura e da Revista Eletrônica Estudos IAT e da Plataforma Anísio Teixeira.

Por Comunicação / IAT