Secretário participa de encontro de professores em Alagoinhas

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou, na terça-feira (11/06), de reunião de AC Colaborativa (Atividade Complementar) com professores e dirigentes de 69 escolas da Direc de Alagoinhas, envolvendo 16 municípios. Na pauta, o debate sobre como fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais com os projetos estruturantes que já estão em curso nas escolas da rede estadual, a exemplo do Gestar, voltado para melhorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

AC Colaborativo - Claudionor Jr. Ascom/Educação
“O fato dos professores realizarem suas atividades complementares em grupo e de forma colaborativa é fundamental para a troca de experiências e também para aprender com as boas práticas”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando que o foco do trabalho da Secretaria da Educação, da Diretoria Regional (Direc) e também de cada uma das escolas é “melhorar a aprendizagem de crianças e jovens, garantindo a todos o direito de aprender  para um percurso digno em suas vidas”.

Uma das experiências apresentadas foi a do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, cujo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estava abaixo de 2.0 em 2007 e saltou para 3,5 em 2011. “Envolvemos os professores e também as famílias para melhorar a aprovação dos nossos estudantes”, contou a diretora Jocélia Gonçalves, para quem o diferencial está justamente no comprometimento de todos para melhorar a escola, que hoje se orgulha de ser procurada por toda a comunidade.

A experiência de AC Colaborativa representa “um novo fazer educacional”, afirmou o professor de Biologia Idalécio Santos, que assumiu, em janeiro deste ano, a direção do Colégio Estadual Marquês de Abrantes, em Rio Real, onde pretende adotar essa prática. O que se discute na AC Colaborativa vira prática pedagógica. Afinal, “quando a gente vê experiências dos colegas que deram certo, surgem ideias que passamos a adotar em sala de aula”, contou a professora de Língua Portuguesa, Lucília Belarmino dos Santos Silva, do Colégio Marquês de Abrantes, de Rio Real.

A prática também “ajuda na minha prática pedagógica”, disse a professora de Língua Portuguesa Magna Pires, da Escola Edgard Santos, de Sátiro Dias. Ela conta que participa da AC Colaborativa desde 2011 e reconhece esse espaço como ”oportunidade para dividir problemas e somar experiências com os colegas”. Mais do que reunir professores e gestores, a AC Colaborativa hoje conta com a participação dos pais. “Ouvimos os pais e familiares e convidamos um representante do Colegiado Escolar para participar”, explica a diretora da Direc de Alagoinhas, professora Marli Monteiro.

Vale destacar que também participaram da AC Colaborativa da Direc de Alagoinhas, gestores da Secretaria da Educação do Estado, como o subsecretário Aderbal de Castro, o assessor de Relações Institucionais, Sérgio Miranda, a superintendente de Educação Básica, Amélia Maraux, e a diretora do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla.