Secretário Osvaldo Barreto participa de sessão especial em homenagem aos 50 anos do Sinpro na Assembleia Legislativa

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou, nesta terça-feira (19/03), de sessão especial, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-Ba). Representando o governador do Estado, Jaques Wagner, o secretário Osvaldo Barreto parabenizou o Sinpro e destacou o valor histórico da sessão. “Assistimos, aqui, a uma aula na qual se contou uma parte importante da história recente do Brasil. Revivemos a mobilização dos jovens professores que, em 1963, criaram o movimento que fortalece e inicia muitas lutas pela construção da democracia, pela civilização e pela valorização da Educação no País”, disse.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A coordenadora geral do Sinpro-Ba, Heloísa Monteiro, ratificou que “fazer uma Educação de qualidade é o lema do Sinpro e de todos aqueles que acreditam que a Educação é a mola propulsora para toda sociedade que busca desenvolvimento”. A coordenadora também ressaltou a história de luta dos diversos movimentos sociais em defesa da liberdade, igualdade e democracia, e frisou: “nós lutamos por uma escola pública de qualidade e gratuita para todos. A nossa categoria é composta de professores da rede privada e da rede pública”, afirmou.

Ocuparam a mesa do plenário da Assembleia Legislativa, além do secretário, Osvaldo Barreto, e da coordenadora do Sinpro-Ba, Heloísa Monteiro, o deputado proponente Marcelino Galo e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Zilton Rocha; o presidente da CUT Bahia, Cedro Silva; a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Tânia Lima; o primeiro presidente do Sinpro-Ba, Hélio Carneiro, e o vice-preside do Conselho Estadual de Cultura, Sérgio Guerra. A sessão especial contou, ainda, com a presença de deputados, professores, estudantes e representantes de movimentos sociais diversos.