Secretaria realiza formação continuada com Educadores do Programa Projovem Urbano e Rural

Palavras-chave:
Educadores, assistentes pedagógicos e coordenadores de turma que atuam no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) iniciaram, nesta terça-feira (20), uma formação continuada com o tema “Formação dos estucadores e educadoras do Projovem Urbano e Projovem do Campo Saberes da Terra”, no Sol Bahia Hotel, em Salvador, e que segue até quinta (22). A atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado visa a capacitação dos educadores que atuam nesta área nas turmas do Estado da Bahia. Os programas fazem parte de uma política nacional do Ministério da Educação (MEC) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/SEC
O encontro tem representação de 16 municípios no Projovem Campo e 109 professores e coordenadores de salas de acolhimento. O Projovem Urbano conta com 110 professores e coordenadores em 11 municípios, além das equipes de apoio e a organização da Secretaria da Educação em 18 Territórios de Identidade, totalizando 219 participantes.
 
As atividades compreendem metodologia de mesa, exposições temáticas, oficinas e debates em torno da finalidade do programa. O evento contou, neste primeiro dia, com a participação dos estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Música (CEEP), que fizeram uma apresentação musical, e dos estudantes dos cursos técnicos em Logística e em Administração do Colégio Estadual Thales de Azevedo, que estão envolvidos na organização do evento.
 
O superintende da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da relevância da atividade. “O encontro prioriza ações de capacitação profissional como uma das marcas da atual gestão do secretário Jerônimo Rodrigues. A importância do programa está voltada para a elevação da escolaridade e o processo de qualificação profissional da juventude, do mundo rural e da cidade, onde as políticas educacionais no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, em perspectiva da Educação Inclusiva no mundo social do trabalho, assegura direitos, emancipa os sujeitos, respeita uma escola-cidadã e a diversidade e possibilita condições equitativas de aprendizagem para todos”, destacou.
 
Para a professora Soneide Santana, do Centro Territorial de Educação Profissional do Medio Sudoeste da Bahia (CETEP), localizado em Itororó e que atua no distrito de Rio do Meio, através do Projovem do Campo Saberes da Terra, a formação servirá para aprimorar o trabalho desenvolvido com os estudantes que trabalham na zona rural da região de Itororó. “Este tipo de capacitação nos ajuda a entender melhor a proposta do Projovem, no qual estamos aprendendo uma série de conteúdos e práticas novas para aplicarmos nas nossas escolas. Umas delas é a prática do regime de alternância, que é muito interessante”, afirmou.
 
Fotos: Emerson Santos Ascom/SEC
A professora Suely Damasceno, que atua no Projovem Urbano no Colégio Estadual Castro Alves, localizado em Simões Filho, falou da troca de experiências. “As oficinas são dinâmicas e nos dão uma noção de como trabalhar melhor com esses alunos, pois muitos deles não tiveram oportunidade de estudar e, através do programa, eles podem se desenvolver e, posteriormente, concluir o Ensino Médio”, comentou.
 
Sobre o Projovem – Trata-se de um programa educacional destinado a jovens com 18 a 29 anos residentes em áreas urbanas ou rurais que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, e tem o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação cidadã e qualificação profissional, por meio de curso com duração de 18 meses.

Notícias Relacionadas