Secretaria dialoga sobre saúde mental com educadores durante a Jornada Pedagógica

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Com o objetivo de acolher os professores e coordenadores pedagógicos durante a Jornada Pedagógica 2020, que segue em todas as escolas estaduais até esta sexta-feira (7), profissionais de Psicologia da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estão realizando palestras com o tema “É preciso falar sobre saúde mental”. A atividade, promovida em 40 escolas de Salvador,  é uma ação do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela SEC, que visa levar ações e serviços de prevenção e promoção da saúde aos professores, voltados para o cuidado e atenção à saúde docente da rede pública estadual de ensino.
 
A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Maria do Rosário Muricy, falou da importância da iniciativa. “As palestras realizadas na jornada mostram um pouco da proposta do que está previsto para acontecer no ano de 2020, ampliando as ações do programa Saúde do Professor com palestras, oficinas, atendimentos, no propósito de dar apoio sócioemocional aos profissionais. Para os nossos gestores e docentes, é essencial reconhecer a importância das ações no olhar do autocuidado e da promoção à saúde. Promover um ambiente saudável é parte importante para o processo da educação”. 
 
Antônio Marcos Sampaio, que faz parte da equipe de psicólogos da SEC, falou do objetivo da atividade, que também conta com a participação de estudantes de psicologia do Programa Partiu Estágio. “O principal intuito da nossa ação é chamar a atenção dos professores sobre a questão do autocuidado e prevenção à saúde. Para isso, estamos realizando palestras com atividades práticas para que o professor saiba se relacionar com ele mesmo, com os colegas e com os alunos”, destacou.
 
Para a professora de Ciências, Rosicleide Menezes, do Colégio Estadual Batista Neves, introduzir discussões sobre a temática na programação da Jornada é fundamental. “Esta ação sensibiliza o professor para o cuidado com a saúde mental, ajudando a lidar melhor com as emoções, fazendo com que ele esteja melhor preparado para enfrentar a realidade da sala de aula com toda a sua diversidade, de forma saudável e acolhedora”, comentou. 
 
O professor de Educação Física, Ecles Barreto Pina, do Colégio Estadual Bolivar Santana, disse que gostou das discussões. “Trazer essa abordagem para a programação da Jornada Pedagógica é imprescindível, pois enfatiza o caráter humano do fazer pedagógico, na medida em que discutimos sobre saúde emocional e comportamento”, afirmou o educador. 
 
Mais sobre a Jornada
Durante a Jornada Pedagógica, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares discutem ações e atividades, bem omo avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino. 
 

Notícias Relacionadas