Secretaria da Educação promove encontro formativo com Fátima Freire nesta sexta e sábado

Às vésperas da celebração do centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove um encontro formativo com a educadora Fátima Freire, nesta sexta-feira e sábado (17 e 18), a partir das 9h, no Hotel Bahia Plaza, em Busca Vida - Camaçari. Filha de Paulo Freire, Fátima trará a Educação Transformadora como temática do encontro, que faz parte da Formação Continuada Territorial.

“Mais do que nunca, neste momento de ataques à educação pública, precisamos relembrar Paulo Freire e seu pensamento, que dava voz a todos os sujeitos da educação, professores, estudantes e, também, a família. Ter este encontro em nossa formação é fortalecer, em cada um de nós educadores, o potencial de transformar vidas por meio da educação, pública e de qualidade”, afirmou a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira.

De acordo com a Diretora Pedagógica do IAT, Diana Melo, participam deste primeiro momento com Fátima Freire o corpo pedagógico do Instituto. “Será o espaço para a construção de uma pauta de formação que progressivamente se desdobrará até os educadores das redes estadual e municipais”, completou.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.