Secretaria da Educação inicia atividades da Formação Continuada em Tecnologias na Educação

As atividades dos Cursos de Produção de Aula On Line e Ferramentas Digitais na Educação tiveram início nesta segunda-feira (22), às 9h, em live de abertura no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no Youtube. A ação, que integra a Formação Continuada em Tecnologias na Educação, é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do IAT, que tem o intuito de dar suporte aos educadores para o ensino remoto durante a pandemia.

A transmissão ao vivo teve palestra da especialista em transformação digital, doutora em Ciências e Especialização em Tecnologia da Informação e mentora google para América Latina, Roberta Aquino. Participaram também da transmissão, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e educadores do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias na Educação, Rede Anísio Teixeira.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a experiência da Formação Continuada desenvolvida pelo IAT. “Temos este privilégio de fazer a formação, dando continuidade ao que já fizemos em 2019 e 2020. Aperfeiçoamos o processo e estamos recebendo demandas de professores, da imprensa e das prefeituras de toda a Bahia perguntando sobre essas metodologias. E olha aqui, o IAT agora oferecendo a oportunidade de apreender, no conceito de Paulo freire, de ensinar e aprender.” E ainda reforçou a expectativa dos educadores pela Formação. “Esta turma esta desejante deste momento”

Considerando o momento de acolhimento, a diretora geral do IAT, Cybele Amado, afirmou que a equipe do IAT está preparada para receber os educadores. “É uma alegria imensa estar aqui nesta etapa. Nossa equipe está preparada para atender a mais de 8 mil educadores que estarão participando desta formação”, salientou.

“Hoje é um marco na abertura dos cursos de tecnologia na educação”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Inovação, Iuri Rubim. Para o diretor, este é um momento desafiador, em que o IAT recebeu uma alta procura pelos cursos. “Organizamos a formação em dois cursos em sala de aula google. Serão 3 semanas, com 20 horas de atividades síncronas e assíncronas. Um deles será de Ferramentas Digitais na Educação e o outro é focado na Produção de Aulas on Line”. O diretor informou ainda, que a previsão de nova chamada é abril, em data a ser divulgada posteriormente.

“Conhecemos o chão da escola, estamos nessa empreitada. Nunca imaginamos não estar com nossos estudantes em sala de aula, mas nós somos professores e a gente aprende e ensina, então, aprendemos ensinando também”, pontuou a educadora do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias na Educação, Rede Anísio Teixeira, Geize Gonçalves. Neste sentido, o educador da Rede Anísio Teixeira, Marcus Leone, completou que neste momento, se percebe há colaboração entre professores e estudantes. “Há acolhida e colaboração. Destaco que em algumas escolas, os professores estão se ajudando nesse processo de mediação tecnológica. E o mais legal: os estudantes também estão ajudando os professores”.

Ferramentas digitais com uso pedagógico

Em sua apresentação Tecnologia para Engajar, a palestrante Roberta Aquino explicou como utilizar os recursos digitais com intencionalidade pedagógica. “A ferramenta é apenas um meio para levar a aprendizagem. Não se utiliza a ferramenta pela ferramenta, ela não é importante nesse sentido, mas se for bem utilizada temos o ganho pedagógico”, afirmou.

A mentora google para América Latina falou também sobre a plataforma Google e suas ferramentas, planejamento de aulas on line, comunicação e interação com os estudantes.

Os cursos de Produção de Aula On Line e Ferramentas Digitais na Educação serão ministrados pelos educadores da Diretoria de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, combinando atividades síncronas e assíncronas na plataforma Google Sala de Aula, encontros tira-dúvidas e Lives no canal do IAT no Youtube. Nas atividades serão abordados conteúdos como montagem de salas de Aula Google, inclusão de alunos, criação de atividades, Gerador de QR Code, Padlet, entre outros.

 

Notícias Relacionadas