Secretaria da Educação do Estado realiza formações para professores e técnicos

A Secretaria da Educação do Estado está promovendo, nestas quinta (1) e sexta-feira (2), formações para professores ligados ao Programa Ciência na Escola (PCE) dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e, também, para os formadores do Plano de Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo). A formação dos professores do Ciência na Escola acontece no  Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a dos técnicos do PDDE Interativo, na União dos Municípios da Bahia (UPB).

Os professores ligados ao Ciência na Escola estão discutindo e analisando a prática das Ciências para o Ensino Médio. A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, fala sobre a importância da iniciativa. “A gente pretende fazer com que o professor na escola repense o modo de como vem praticando e construindo a Ciência com os alunos. Pretendemos despertar o protagonismo para envolver o estudante na curiosidade dos problemas que emergem de sua comunidade, englobando as questões do Empreendedorismo e da Tecnologia para que se torne um pesquisador nato”, afirma.

A formação utiliza como ferramenta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para alcançar professores das mais remotas localidades. O professor de Geografia, Luiz Carlos Ribeiro, que atua no Território de Identidade Litoral Sul, acredita que “a inciativa vai melhorar ainda mais a atuação dos professores nas escolas através das discussões sobre esse novo modelo do Ensino Médio, tendo como foco a Educação Científica”.

PDDE Interativo – Já o I Encontro de Formação para os Formadores do PDDE Interativo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho até 2018 e promover uma reflexão sobre as políticas públicas e seus desdobramentos na ação do Comitê Gestor do PPDE Interativo da Secretaria da Educação do Estado. Além disso, os profissionais estão discutindo os programas inseridos na plataforma do PDDE Interativo com foco no PDDE Educação Integral e no Programa Novo Mais Educação (PNME).

A Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado (COPE) também está apresentando a estrutura da proposta formativa, destacando a formação à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e instruindo os profissionais sobre o processo de Prestação de Contas dos programas vinculados ao PDDE Interativo, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).

A coordenadora da COPE, Elenir Alves, fala sobre o alcance da formação junto aos municípios baianos. “A COPE agrega todos os programas que assessoram os municípios e esta é uma ação importantíssima para qualificar os comitês de gestão nos municípios em programas como o PDDE Interativo. Estamos iniciando o atendimento de assessoramento aos comitês na rede municipal e, para isso, precisamos qualificar a equipe para ir a campo e atender os municípios”, afirma.