Secretaria da Educação do Estado entrega tablets para professores e lança ações que valorizam docentes e gestores

Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento. A iniciativa contempla a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o Governo Federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

A solenidade de entrega simbólica dos tablets acontece nesta terça-feira (8/10), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, quer fará, ainda, o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar. O evento, que acontece, simultaneamente, em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), será integrado pelo sistema de videoconferência do IAT.

“A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores. Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Os tablets serão enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.

Valorização –  Já o Prêmio Professor vai promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.

O Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, tanto em questões pedagógicas e administrativas, como na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais. As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período de 8 de outubro a 8 de novembro.