Secretaria da Educação, Consed e Instituto Península abrem Plataforma Vivescer para educadores na Bahia

Profissionais da educação das redes municipais, estadual e orivada da Bahia já podem acessar a Plataforma Vivescer (https://vivescer.org.br/). Lançada nesta sexta-feira (21) durante live no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube, a plataforma oferta quatro jornadas que trabalham os aspectos socioemocionais e resulta da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Península.

A plataforma Vivescer contempla quatro jornadas que trabalham os aspectos socioemocionais, sendo espaço de formação pessoal e profissional, com a finalidade de desenvolver Corpo, Emoções, Mente e Propósito. De acordo com a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, é imprescindível trabalhar o cuidado socioemocional dos educadores.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou durante a transmissão que o cuidar dos aspectos socioemocionais é uma pauta importante da sua gestão. "Estamos num momento que exige estes cuidados, e cuidar do corpo, das emoções, do ambiente é papel de quem faz educação. Por isso, essa agenda importante, que nos engrandece, nos enriquece e que precisamos fortalecer", afirmou o secretário.  Representando o Consed, Thais Righetto, explicou que o conselho percebeu a necessidade de apoiar afetivamente os educadores durante a pandemia. "Buscamos parceiros que trabalhem os aspectos socioemocionais e o Instituto Península prontamente atendeu o chamado e ofereceu a plataforma. Hoje a plataforma está aberta para educadores de 24 estados brasileiros", disse.

A  diretora do IAT, Cybele Amado de Oliveira, reforçou a fala do secretário. "É um momento delicado, de muitas aprendizagens, de muitas mudanças e que obviamente afetam a nossa existência. Mas do que nunca, é preciso um esforço conjunto para adentrarmos nos conhecimentos da dimensão socioafetiva, que é tão importante quanto as outras que já conhecemos", disse a gestora."Temos uma expectativa muito positiva sobre a plataforma Vivescer, que chega para somar às práticas do Programa de Atenção à saúde e valorização do professor, que por conta da pandemia foi estendido para toda a rede", explicou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.

Para acessar aos conteúdos da Vivescer, os educadores precisam apenas realizar o cadastro online na plataforma. Lucas Molicone, coordenador jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), afirmou que as pautas educacionais têm atenção especial o órgão. "Ficamos felizes e nosso presidente, Eures Ribeiro, pediu que a gente se engaje e fortaleça a mobilização para que os professores possam acessar a plataforma", disse. Na mesma linha, Raimundo Pereira, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação disse que essa é mais uma ação que sintetiza o regime de colaboração entre Estado e Municípios. "É muito bom ver que o Estado traz à tona a discussão sobre as nossas emoções. Por isso a Undime está engajada nessa mobilização".

Durante a transmissão, a plataforma foi apresentada pelo educador João Paulo Almeida. "A plataforma é uma iniciativa do Instituto Península e buscamos levar cuidado, jornadas de aprendizagens para os educadores a partir de uma abordagem integral, que cuide não só do cognitivo, da mente, mas também as dimensões da emoção, do corpo e do propósito", explanou João Paulo.

O acesso à plataforma Vivescer (https://vivescer.org.br/) é gratuito e os profissionais da educação encontrarão as quatro jornadas de aprendizagem. Cada jornada possui quatro percursos de aprendizagem, com 16 atividades e carga horária de oito horas para a realização. Ao final de cada jornada, o cursista receberá um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é possível socializar experiências, vídeos e outros arquivos, como textos e sequências didáticas.

Na jornada Corpo, as temáticas são "Experiências somáticas", "Corpo", "Cultura", "Sentidos" e "Alfabetização Ecológica". Em Emoções, os temas serão: "Experiências emocionais", "Estilos de aprendizagem" e "Conexão e abertura". Compõem a jornada Mente, as temáticas "Experiências Cognitivas", "Estratégias de Aprendizagens", "Perspectivas Múltiplas" e "Políticas públicas" . Por fim, na  jornada Propósito os temas trabalhados são "Significa", "Coerência", "Perspectiva Global" e "Ética".