Secretaria adota PDE Interativo para escolas da rede

Palavras-chave:

 

As unidades que não preencherem o formulário ficarão excluídas das políticas de formação

A qualidade da educação depende da gestão do projeto político-pedagógico da escola, que deve ser construído e implementado com base no conhecimento da realidade escolar em todas as suas dimensões e na participação ativa da comunidade/escola, tanto na fase do planejamento quanto na execução.

Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia adotou o PDE Interativo (Plano de Desenvolvimento da Escola) do Ministério da Educação para todas as escolas da rede estadual. Trata-se de um instrumento de planejamento escolar participativo, que vai orientar a definição de ações para o alcance dos principais objetivos da escola, no intuito de melhorar os resultados educacionais. Para fazer parte do programa, as escolas, através dos diretores e professores, têm até o dia 30 de abril de 2012 para a elaboração do seu plano.

A partir deste ano, o PDE Interativo também será usado pelas escolas públicas para a elaboração do Plano de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica. Ou seja, as unidades que não preencherem o formulário ficarão excluídas das políticas de formação.

Depois da elaboração do plano pela escola e da validação pelas secretarias, cabe ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de cada estado elaborar um plano estratégico de formação e, por fim, compete ao Comitê Gestor Nacional a aprovação deste plano.

Dividido em etapas, o PDE Interativo vai ajudar a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos. Também vai apontar um diagnóstico de cada escola, ajudando a nortear as políticas educacionais.

"O PDE Interativo traz informações de avaliações externas, possibilitando comparar os resultados com os do município, do estado e do país para, a partir daí, adotar medidas que possam melhorar os indicadores e taxas educacionais", explica a coordenadora do PDE no estado, Maria de Cássia Carvalho.

Para o sucesso da iniciativa, o MEC depende da colaboração dos atores envolvidos na educação: professores, diretores, IES, IF, secretarias de educação municipais e estaduais, dentre outros. Com a contribuição de todos, será possível construir um movimento para que se melhore a qualidade da educação em todo o país.

SAIBA MAIS AQUI

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 71 3115 1315/ 9045/ 9154 ou pelo email pde@educacao.ba.gov.br.

 

 

Notícias Relacionadas