SEC realiza encontro formativo com gestores e coordenadores pedagógicos indígenas, em Salvador

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Foto: Amanda Chung / SECBA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (20), na Rede Concept Hotel, em Salvador, um encontro formativo com gestores, coordenadores pedagógicos indígenas, coordenadores indígenas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e representantes do Fórum de Educação Escolar Indígena da Bahia (Feipib) e Fórum de Educação Inclusiva dos povos indígenas da Bahia (Forumeiba). O evento, que segue até quarta-feira (22), tem como foco a discussão e a tomada de decisões sobre as práticas realizadas no cotidiano escolar, além do planejamento do ano letivo de 2024. 
 
O encontro tem como objetivos subsidiar os gestores e coordenadores indígenas na ação de acompanhamento, monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica e administrativa nas escolas indígenas; orientar e dirimir dúvidas referentes aos Sistemas SEI-BA, RH-BA, SAGA e Escolado e, também, sobre a utilização do recurso do Fundo de Assistência Educacional (Faed) e prestação de contas; e divulgar os programas executados pela SEC que possibilitem impacto na prática escolar. 
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância do evento. “Este é o segundo encontro formativo e nós avançamos porque aqui estamos trazendo um conjunto de objetivos. Faremos alguns diálogos que são por si entrelaçados, mas que vão repercutir não somente na avaliação e no monitoramento daquilo que fizemos ao longo do ano, mas que transborda para 2024 e traz a forma com que na nossa rede de escolas de Educação Indígena vai conduzir e fazer os nossos planejamentos e execuções”. 
 
Com o tema “Educação Escolar Indígena: autonomia curricular e gestão de saberes ancestrais nas escolas indígenas”, a programação inclui as seguintes atividades: rituais; orientações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC); mesa temática sobre o tema “Políticas de Educação Escolar Indígena no Estado da Bahia”; informes gerais; planejamento das ações a serem realizadas em 2024; apresentação das ações executadas pelas coordenações de Educação Escolar Indígena dos NTEs participantes; Grupos de Trabalho (GTs) para analisar e propor ações para 2024; e apresentação das propostas para o ano letivo de 2024.
 
O novo secretário do Forumeiba, Reginaldo Akanawanbaeña Hãhãhãe, falou sobre a atuação e contribuição do fórum. “Este é um fórum de muita relevância para a Educação Escolar Indígena do nosso Estado, pois é um espaço de diálogo entre o governo e os professores indígenas da Bahia, que procura sempre buscar o que há de melhor para a nossa educação índígena não só na parte da infraestrutura, como também na pedagógica e de aperfeiçoamento dos professores”.
 
Sobre a Educação Escolar Indígena - A rede estadual possui 27 unidades escolares indígenas distribuídas em seis Territórios de Identidades e, atualmente, conta com 7.449 estudantes indígenas matriculados. As escolas estaduais indígenas estão localizadas nos municípios de Ibotirama, Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Banzaê, Glória, Abaré, Rodelas e Paulo Afonso.

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