SEC realiza Caravana Digital e entrega de 667 chromebooks para escolas de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (31)

Foto: Ascom IAT
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoverá, nesta quinta-feira (31), a sexta edição da Caravana Digital. A atividade acontecerá a partir das 9h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, onde ocorrerá, também, a entrega de 667 chromebooks e outros equipamentos de tecnologia do programa Educação Conectada.

A entrega vai contemplar 35 escolas do município, entre estaduais e municipais. Resultado de uma parceria entre a SEC e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ação tem como objetivo a implementação e o uso de tecnologias digitais nas redes públicas estaduais e municipais de ensino, em escolas de ensinos Fundamental e Médio. Participam da iniciativa 100% das escolas estaduais urbanas e 50% das escolas municipais urbanas localizadas nos municípios de Lauro de Freitas e Ilhéus.

A 6ª Caravana Digital levará para o CEEPTIC experimentos, atividades interativas e oficinas com o objetivo de engajar professores e estudantes, por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo e acessíveis para implementação nas escolas.

A caravana mobilizará cerca de 1.057 estudantes e 67 docentes que, durante dois turnos, participarão de atividades lúdicas e formativas e terão acesso a jogos analógicos e digitais, atividades interativas envolvendo makey makey; realidade aumentada; fotografias com chroma-key; experimentos com inteligência artificial e arduíno; voo demonstrativo de drone; exposição fotográfica; e gravação de podcast.

A ação contará, ainda, com um palco aberto que proporcionará aos estudantes e professores um espaço livre para demonstração de seus talentos e de projetos desenvolvidos na escola, sem restrições ou limitações, possibilitando uma apresentação autêntica e autônoma.  Também estão previstas para os educadores a realização de oficinas de podcast, fotografia básica, scratch, design de interiores com floorplanner e criação de aplicativos.

Fonte: ASCOM IAT