SEC e SPM iniciam projeto Salas de Gênero com videoconferência sobre inclusão no Ensino Médio

A videoconferência Inclusão de Gênero nas salas de aula do Ensino Médio, abriu o projeto Salas de Gênero, nesta quarta-feira (11), no Instituto Anísio Teixeira em Salvador. Promovido pelas Secretarias da Educação (SEC) e de Políticas para Mulheres (SPM), o projeto tem como objetivo a formação de professores e estudantes sobre temas relacionados a gênero e diversidade, também se constitui em estratégia de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas.

A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e destacou a importância deste projeto. “É uma temática importante que precisamos levar para dentro das escolas, trabalhar essa formação não só com os estudantes mas também com os educadores” afirmou.

“Este tema é de grande relevância para nós, pois entendemos que não existe democracia numa sociedade se as mulheres não estão em pé de igualdade com os homense não estão nos espaços de decisão da sociedade. Também precisamos criar os caminhos para enfrentar a violência contra nossas mulheres e meninas nas escolas”, disse a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

Estou muito feliz e esperançosa em presenciar um projeto como este, com duas secretarias de Estado atuando juntas, em rede, trabalhando um tema tão pertinente e necessário. A violência contra a mulher, contra a população LBTQI+, todas elas desumanizam, retiram direitos e estão incrustadas na sociedade. Precisamos de um enfrentamento estratégico e atividades como estas são fundamentais”, comemorou a palestrante Karine Nascimento Silva.

“É uma iniciativa importante, pois temos a necessidade de desconstruir dentro das escolas essa estrutura de gênero heteronormativa, patriarcal. Espero que esta iniciativa seja contínua, pois os números de violência são alarmantes”, afirmou a professora Marilu Dantas, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro – Escola Parque.

No mesmo tom, a professora Ivonilde Andrade destaca que é preciso reforçar esta temática nas escolas. “Nós temos uma grande quantidade de alunos e alunas LGBTQI+, que reforça a importância de trazer esta discussão para dentro das salas”, completou a educadora da Escola Parque.

Projeto Salas de Gênero – A parceria entre a Secretaria da Educação, por meio do IAT e a Secretaria de Política para as Mulheres prevê uma série de videoconferências formativas para educadores e estudantes como foco no enfrentamento à violência contra a mulher. Além das Formações, o termo assinado entre as duas secretarias prevê a realização de estudos e pesquisas, além da elaboração de materiais pedagógicos sobre a temática abordada.

Notícias Relacionadas