SEC dá início a formação continuada para professores da Educação do Campo e Quilombola

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) deu início, nesta quinta-feira (5), ao “Curso de aperfeiçoamento em Educação” dirigida a professores que atuam na Educação do Campo do Núcleo Territorial de Educação – Senhor do Bonfim (NTE 25), além de educadores convidados de outros NTEs . A formação continuada tem como objetivo colaborar com uma proposta pedagógica que aproxime a realidade das vivências campesinas com as demandas do campo. As atividades, divididas em seis módulos, prosseguem em formato virtual até outubro, quando acontece a etapa presencial, com um seminário, em Senhor do Bonfim. 
 
A coordenadora de Educação no Campo e Quilombola da SEC, Poliana Reis, destacou que a formação específica para esta modalidade de ensino sempre foi uma demanda dos profissionais que atuam em escolas do campo. “Uma formação que reflita o modo de produção e reprodução da população do campo, que é diversa. A oferta de educação deve dar conta dessa diversidade. Esse será um espaço formativo, de diálogo e construção, a partir do conhecimento construído e acumulado pela humanidade e da defesa de teorias e práticas contextualizadas”.
 
O curso está sendo ofertado a um público de 90 professores, organizados em uma única turma, com carga horária total de 96 h, distribuídas nos seis módulos, que tem carga horária de 16h cada um. Nos módulos serão abordados temas como as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo e o atual contexto das políticas públicas de Educação do Campo; e teorias não críticas ou críticas reprodutivistas, com ênfase nas pedagogias do “aprender a aprender” e suas expressões na formação de professores.
 
Além da coordenadora Poliana Reis, a mesa inaugural – que teve como temática “Educação do Campo: faz parte de nossa história” – foi composta pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; e a diretora do NTE 25, Ana Raquel Conceição, entre outros. Durante a programação, foram apresentados o vídeo do ex-estudante do NTE 25, Darlei Pereira Silva, atualmente cursando Ciência da Computação, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e a mostra cultural “Caboclo sonhador”.

Notícias Relacionadas