Saiba como utilizar jogos, astronomia e ciência como atividades criativas em sala de aula

Já pensou juntar game, ciência e astronomia em uma atividade descontraída e com muitas curiosidades? Assim será a próxima live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT), que acontece nesta quinta-feira (2), às 17h, no canal do IAT no Youtube. Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e programador de jogos e aplicativos digitais, Maicon Douglas será o convidado da live que apresentará aspectos sobre a astronomia, além das possibilidades de criar projetos em tempos difíceis, desenvolver games gastando pouco ou quase nada e como inovar durante a Pandemia.
 
Quando era estudante do ensino médio, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Maicon desenvolveu o game educacional "Razão Celeste" com orientação do educador Jorge Lúcio Rodrigues das Dores. Razão Celeste é um jogo que tem como objetivo aprender astronomia de forma lúdica dentro da sala de aula. "Falarei sobre jogos e o mundo dos games. Usarei o Razão Celeste explicando sua didática e como base argumentativa, fazendo relação com minha experiência como programador, pesquisador e estudante", explicou Maicon.
 
Matemática Criativa
 
E por falar em aprender de forma lúdica, nesta terça-feira (30), aconteceu a live sobre matemática criativa, com a professora Adriana Sousa, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Com jogos criativos e de raciocínio lógico, ela mostrou as possibilidades de ensinar e aprender matemática de forma descontraída e com métodos que vão desde a confecção de roupas à organização de festas típicas. "Muitas vezes as pessoas enxergam a matemática de uma forma isolada e não contextualizada. Nós tentamos colocar os conteúdos estudados em sala de aula de uma forma vinculada à realidade do aluno para que a aprendizagem seja mais divertida. A matemática está em tudo e é possível fazer atividades com coisas do nosso cotidiano" contou Adriana. 
 
As transmissões fazem parte de uma série desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, Cultura Por para inovar na educação, Como combinar tecnologia , liberdade e educação, Lives como dispositivo de aprendizagem, Sonhos e Descobertas Científicas, Cultura Maker para educadores, Pedagogia Hacker, Robótica Sustentável, Turbine seu conteúdo digital, educação para Surdos na pandemia, Literatura e inclusão nas escolas, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.
 

Notícias Relacionadas