SAEB – Sistema está aberto para consulta de resultados preliminares e interposição de recurso

Palavras-chave:
A plataforma on-line do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está disponível para verificação dos resultados preliminares das escolas referente ao ano de 2019. Os representantes legais de unidades educacionais podem consultar o sistema até o dia 15 de junho, para a conferência e eventual interposição de recursos. 

Os gestores escolares que não estejam de acordo com algum resultado preliminar apresentado, poderão questioná-lo por meio da opção Interposição de Recursos. Esta interposição poderá ser referente à verificação de divergência entre a matrícula do Censo e a divulgada pelo SAEB; à presença maior de estudantes no dia da prova que a divulgada pelo SAEB; à ocorrências que tenham sido observadas e registradas durante a aplicação da prova; à situações externas que tenham impactado na participação dos estudantes; ou sobre demais questões que tenham sido registradas ou documentadas durante a realização da prova.

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), não é possível interpor recurso para todas as etapas de uma única vez. Caso a escola tenha participado de mais de uma etapa, deverá fazer uma interposição por vez.
 
O SAEB é a maior avaliação da educação brasileira, que, em sua edição mais recente, em 2019, contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados, em 291 mil turmas, em todos os sistemas de ensino em todo o país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

O SAEB permite a avaliação da qualidade da educação ofertada no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira, a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas. Além disso, são aplicados questionários para estudantes, professores, diretores e escolas.

Guia de Acesso:
A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza um e-mail e telefones para que os gestores escolares recebam maiores orientações referentes ao Sistema SAEB (e-mail: sabesuporte@enova.educacao.ba.gov.br e telefones (71) 3115 9075 / 3115 9174 ou 3115 1300).

Com informações do INEP

Notícias Relacionadas