Residências de Aprendizagem Criativa completam um ano e iniciam atividades da 5ª turma

Palavras-chave:
Nesta quarta-feira (25), as Residências de Aprendizagem Criativa, uma iniciativa inovadora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), comemoram um ano de atividades. A celebração desta data aconteceu com o início da 5ª rodada, na recepção dos novos residentes em encontro na plataforma meet, às 17h, com a participação de monitores e participantes de turmas anteriores.
 
Os motivos para comemorar são muitos: neste primeiro ano, as Residências alcançaram 272 educadores de 70 municípios baianos e de outros estados. Ao todo, foram criados 78 projetos com a monitoria de 46 impulsionadores brasileiros e um do exterior. Além dos números, também foram percebidos resultados qualitativos: duas residentes da primeira edição estão fazendo uma disciplina de mestrado em Aprendizagem Criativa na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais e uma equipe participante da segunda edição teve seu projeto aprovado nas Residências Iungo, programa de formação de professores de alcance nacional. 
 
Em relação às conquistas, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, destacou a avaliação positiva dos residentes, as mudanças nas relações entre os pares e uma formação adaptada para online que pode alcançar educadores de todo o Brasil. “De uma forma qualitativa, temos professores que relataram que suas carreiras não serão as mesmas após a participação nas residências. Superamos também uma certa da cultura do isolamento, dos professores isolados em suas salas, das equipes de educadores nas escolas sem comunicação. Este trabalho das residências colocou pessoas de diferentes áreas, escolas, redes, dentro e fora do estado, aprendendo juntas”, pontuou.
 
“Esta quinta rodada está sendo envolvida por este sentimento de comemoração por esta jornada, trazendo a construção do que foi realizado neste ano. Mais do que receber os novos residentes, relembramos como foi esse período”, comentou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus. O coordenador também trouxe a novidade de que as Residências tem uma comunidade no portal Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). “Queremos que todos façam parte desse ambiente, onde vamos poder compartilhar ainda mais as nossas experiências com aprendizagem criativa e visitar iniciativas e atividades de membros da RBAC de todo Brasil”, convidou. 
 
A educadora Elaína Cristina de Maria, participante da 4ª rodada das Residência e agora impulsionadora da 5ª rodada, encorajou os novos residentes. “Existe uma professora antes e depois da residência. Preparem-se, despeçam de conceitos e metodologias e se entreguem”, recomendou. Para Lincoln Aguiar, residente da 3ª rodada, a participação nas residências foi muito oportuna por ser algo que ele já buscava. “Foi um processo que me impulsionou a me manter no caminho que eu queria, de ter outras formas de enxergar a aprendizagem. Dêem este salto pela janela e tenham certeza que estão seguros, porque com essa equipe vocês estarão preparados para fazer o melhor salto”, salientou.
 
Durante o encontro, a equipe de aprendizagem criativa apresentou também o cronograma das atividades da 5ª rodada, denominada “edição olímpica” em homenagem às Olimpíadas. Nesta sexta-feira, os residentes participam de uma oficina introdutória à aprendizagem criativa com a equipe Thomas Maker. O calendário contempla ainda encontros gerais e monitorias, culminando com os webinários, previstos para segunda quinzena de outubro.
 
Inspiradas nas residências artísticas, uma prática comum ao universo das artes, as Residências de Aprendizagem Criativa surgiram com a ideia inicial de ser presencial com os residentes e monitores. Com a pandemia foi adaptada para o universo online, contemplando e valorizando as experiências existentes, bem como o aprendizado entre pares, o aprender se divertindo e a cultura maker.

Notícias Relacionadas