Proposta para política de formação é apresentada em Brasília

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, apresentou a proposta da Política de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica das Redes Públicas de Ensino, nesta quarta-feira (09/11), para a secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação, Regina de Assis. Construída em articulação com a Superintendência de Educação Básica (Suped), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a proposta tem como desafio cumprir os planos nacionais e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica.

“Estamos finalizando esta proposta que avança muito para ampliação da formação dos profissionais da educação. A Sase é importante, porque esta ação vai depender do regime de colaboração e de parcerias institucionais. Saímos do MEC muito contentes e sentimos que o programa foi muito bem aceito, visto como uma proposta inovadora e de abrangência nacional. Após esta conversa com a Sase, vamos ainda mais confiantes, apresentar a nossa proposta para o secretário da Educação, Walter Pinheiro”, afirmou Severiano Alves.
 

Fotos: Ascom/MEC
De acordo com a assessora técnica do IAT, Ana Sueli Pinho, a proposta da política de formação se desdobra em três grandes programas, o de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação; de Tecnologias e Mídias Educacionais e de Pesquisas Inovações Pedagógicas. “Esses três programas são interdependentes e complementares, porque entendemos que não é possível, na sociedade contemporânea, pensar em uma proposta de formação que não esteja atenta ao movimento no que se refere ao uso das tecnologias, para que a gente possa desenvolver uma formação que colabore para que os profissionais da educação consigam dialogar com a realidade dos estudantes”, afirmou.

 

 

Notícias Relacionadas