Projetos premiados na Feciba participam da Milset 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quatro projetos estudantis, premiados na Feira de Ciências da Bahia (Feciba), participam da Expo Milset Brasil 2016, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, em Fortaleza (CE). Além do destaque na Feciba, os projetos “Produção de adesivos de unhas como complementação de renda no município de Governador Mangabeira”; “Acompanhamento do projeto arara azul em Euclides da Cunha e Canudos”; “Produção de etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas”; e BACEI - Boia alarme contra enchentes e inundações”, agora servem de exemplo para mobilizar as escolas para a 6ª edição da Feira.

 
“Nós percebemos que os nossos estudantes estão mais engajados neste movimento de produção científica. Eles agora querem fazer mais e melhor. Esta vitória na Feciba e a nossa ida para a Milset mudou a rotina da nossa escola, incentivando outros professores a também trabalhar com a ciência em sala de aula”, afirmou a professora Poliana Gonçalves, do Educandário Oliveira Brito, no município de Euclides da Cunha e orientadora do projeto “Acompanhamento do projeto arara azul em Euclides da Cunha e Canudos”.
 
Para o estudante André Felipe Lima Ferreira, que desenvolveu o projeto ao lado do colega Héverton Wesley da Silva, com a orientação da professora Poliana, a educação científica abriu os olhos dele para o mundo. “Eu passei a ver o que acontece ao meu redor e em toda a minha comunidade e na minha escola. Passei a perceber os problemas e buscar soluções. Com isso a vida muda, a rotina na escola é diferente, também”. Comemora o estudante, lembrando que a expectativa para a ida à Milset Brasil é grande. “A gente não imaginava chegar tão longe e é muito bom ver o nosso esforço e conhecimento sendo, reconhecido”, completa.
 
Videoconferência - Todos os quatro projetos estarão expostos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na próxima segunda-feira (16/05), a partir das 14h, quando será realizada a videoconferência “Ciência na Escola: a escola e a construção colaborativa da 6ª Feciba”. O evento busca mobilizar estudantes e professores para edição deste ano, por meio da realização de feiras escolares e regionais. 
 
A videoconferência terá as participações do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro; da Diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Irene Cazorla e de Jailson Bittencourt, secretário nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação. Além  destas, o evento trará as palestras de Mateus Alex Barbosa, da Milset Brasil, de Julia Pinheiro, da Atina e do professor da rede estadual, premiado em diversas feiras de ciências e tecnologia, Adaltro Lins
 

Notícias Relacionadas