Projeto possibilidades além da estante realiza Oficina de Cultura Geek

Palavras-chave:

 

Fotos: Liviane Barbosa/ IAT

 

“A gente trabalha esse universo Geek buscando uma finalidade pedagógica. É um universo paralelo da construção de personagens, enredos e narrativas, que tem traços da história, da geografia, e, tudo isso, o aluno vai aprendendo no contato com esse universo fictício”, salientou o educador do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Alcides Magalhães, durante a oficina “Cultura Geek”, realizada nesta quarta-feira (10/06), na biblioteca do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A oficina é mais uma atividade do projeto “Possibilidades além da estante”. Realizada em parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), é destinada a estudantes, e visa construir espaços de aprendizagem, nos quais a ação-reflexão do fenômeno cultural dos games e suas possibilidades pedagógicas sejam articuladas, numa visão linguística juvenil apropriada à inclusão social digital.

“Buscamos trabalhar com o aluno um universo do qual eles já fazem parte, que é a cultura de como vivenciar o imaginário da tecnologia, dos filmes, de buscar a imaginação. Ai, nós trazemos eles para a realidade e levantamos as discussões”, destacou a professora do Centro Juvenil, Isabel Cristina.

Para a estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), Caroline Osana, essa é mais uma oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre essa cultura. “hoje eu espero aprender algumas técnicas para desenhar e conhecer um pouco mais sobre o mundo geek, que é uma cultura maravilhosa para quem sabe aproveitar”, disse.

Possibilidades além da estante - O projeto tem como objetivo, usar o espaço da biblioteca para criar atividades que possam constituir novos sujeitos, subjetividades e sociabilidades.

 

Notícias Relacionadas