Projeto de estudantes de Simões Filho recebe prêmio em São Paulo

O projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC) criado por estudantes do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, em Simões Filho, foi um dos vencedores do desafio promovido pelo Movimento Global Criativos da Escola. Os representantes dos cinco melhores projetos participaram, durante toda a semana, de atividades de integração e intercâmbio de experiências. A cerimônia de premiação acontece em São Paulo e pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 9h. Este ano, o desafio contou com 480 participantes, sendo 180 de estudantes baianos.

O projeto foi concebido por nove jovens que encontraram no diálogo aberto com os demais colegas, o caminho para o enfrentamento de questões como bullying, preconceito e baixa autoestima e assim, mudar a realidade de toda a comunidade escolar. Uma vez por semana, o grupo que é composto por estudantes de turmas e idades distintas, se encontra durante vinte minutos para expor situações, desabafar e buscar soluções para problemas vividos no ambiente escolar.

De acordo com a vice-diretora e também orientadora do projeto, Simone Bocaiúva, o grupo se uniu pelas características individuais de cada um. “Eles se autoajudam e juntos encontram formas de ajudar aos demais estudantes”, disse a gestora. “É gratificante ver o desenvolvimento da maturidade do aluno.

Quando eles são bem mediados, é possível desenvolver um trabalho criativo, com responsabilidade e que resulta no protagonismo juvenil”, completou.

Para o estudante do 3º ano do ensino médio, Anderson Santos Costa, um dos idealizadores do grupo, este projeto representa uma mudança na sua vida. “Certa vez, uma professora chamou a minha atenção e disse que eu podia mudar a minha história. Ela me deu a missão de unir duas turmas do 2º ano, que não se entendiam, numa gincana do colégio. Eu consegui fazer com que todos se unissem, foi aí que percebi que podia ser uma pessoa melhor e ajudar outras pessoas. Por isso, resolvi montar o grupo com o apoio da direção”, relatou emocionado o estudante.

Já a estudante do 6º ano, Raíssa Maria Santos, se sente muito feliz em poder ajudar as pessoas. “Sempre estou disposta a ajudar meus colegas no que for preciso para manter a união. Para mim, isso aqui é uma família. Daqui pra frente vou olhar para trás e vou dizer: foi isso que me tornou uma cidadã melhor”, disse a estudante.

Criativos da Escola - Movimento global, presente em mais de 30 países, premia projetos protagonizados por crianças e jovens que ajudam a mudar a realidade em que convivem. No Brasil, é representado pelo Instituto Alana, responsável em promover o Desafio Criativos da Escola.