Projeto “A Sociologia e o Cotidiano através da Fotografia” auxilia no aprendizado

Com o projeto “A sociologia e o cotidiano através da fotografia: suas correlações históricas e sociais, à luz dos sociólogos Max Weber, Émille Durkheim, Karl Marx”, a professora Tereza Cristina, está transformando a maneira a ensinar, no Colégio Estadual Dona Amélia Amado, em Itabuna.  Seu projeto foi transformado em documentário, para o quadro “Ser Professor”, que faz parte do programa Intervalo da TV Anísio Teixeira, que converte depoimentos sobre práticas pedagógicas e iniciativas criativas de professores da Rede Estadual de Ensino, em vídeos. “A sociologia e o cotidiano através da fotografia”, foi desenvolvido a partir das participações de Tereza no Programa Ciência na Escola (PCE), uma das ações estruturantes do Educar para Transformar, programa do Governo da Bahia que busca fortalecer a educação básica na rede estadual de ensino.

O projeto busca através da fotografia do cotidiano, explicar a Sociologia, seus fatos sociais, ações sociais, e envolver não somente alunos e professores, mas toda a unidade escolar e comunidades circunvizinhas, através da aula de campo, entrevistas, socialização do projeto. Cada ano o Colégio escolhe um local e um tema, ano passado foram às feiras livres e a História de Ilhéus. Esse ano, Itabuna: onde tudo começou. Com o tema: somos cidadãos do mundo, com a turma do 2º ano do ensino médio.

“O projeto proporcionou grande entusiasmo nos alunos e tornou-se mais atrativo, pois a fotografia é um recurso didático de alta eficiência e o jovem de hoje é muito midiático. O objetivo é trabalhar com o cotidiano do aluno, facilitando assim, o aprendizado e o entendimento das teorias sociológicas. O projeto se destaca também, por envolver aspectos da interdisciplinaridade, através da história da fotografia”, explicou a professora, Tereza.   

Segundo a professora, o projeto atingiu o seu objetivo principal: fazer o aluno entender o assunto e reconhecer os sociólogos e suas teorias. “Com o projeto alcançamos o protagonismo juvenil através dos Sociólogos Karl Marx, Emilie Durkhein e Max Weber e como suas teorias nos ajudam a encarar, explicar e compreender a realidade social.  Outra conquista foi a nossa participação na Febrace, que consideramos uma grande vitória”, disse.

O Programa Intervalo- É o um programa da TV Anísio Teixeira, que tem a duração de 15 minutos, tempo do horário do intervalo escolar, por isso a escolha desse nome. O programa está disponível no Ambiente Educacional Web: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/tv-anisio-teixeira/programas/episodios/id/9

Notícias Relacionadas