Programa Energia que Transforma: ação do Programa Ciência na Escola na comunidade escolar

O Programa Ciência na Escola – PCE, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, convida para a videoconferência do Projeto Energia que Transforma, que acontece dia 18 de setembro de 2013, das 8h às 17h, no IAT.

O Projeto Energia que Transforma é fruto de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura.  E com a parceria do Programa Ciência na Escola - PCE e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, Coelba, amplia sua área de atuação para todas as DIREC.

Tem o objetivo de contribuir para a ampliação de espaços de reflexão sobre eficiência energética, de forma integrada e contextualizada, na comunidade escolar.

Sua implementação engloba oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada; ações de mobilização e de comunicação, além do monitoramento das atividades realizadas.  Para dar suporte às atividades pedagógicas e de comunicação, são utilizados materiais organizados em um kit que foi produzido especialmente para o projeto.

O Projeto traz como pressuposto o fato de que a eficiência energética pode ser alcançada pela melhor utilização da energia, por meio do uso de tecnologias eficientes e também pela mudança de comportamento dos consumidores, centrando-se não apenas nos prejuízos da má utilização da energia, como também no valor desse recurso limitado, tanto para os indivíduos como para a sociedade.

Os projetos desenvolvidos com os alunos, no âmbito do Energia que Transforma,  participarão da seleção para a III Feira de Ciências da Bahia promovida pelo Programa Ciência na Escola. As experiências serão registradas e transformadas posteriormente em uma publicação de Boas Práticas.

Confira a programação:

Abertura - 8h

1. Troca de ideias sobre energia

2. Apresentação do projeto em vídeo do Professor e leitura de imagem

4. Roda de conversa e apresentação da proposta do Projeto Energia Que Transforma

5. Audição interativa: spots de rádio "Alô João":

6. Atividade complementar: usos do material

7. Socialização das ideias

8. Apresentação da proposta de método

9. Cartografia e Socialização

10. Fechamento da manhã

Retorno 14h