Programa de Saúde do Professor apresenta novidades

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia apresentou, nesta sexta-feira (1º/03), aos diretores e professores da rede estadual a nova proposta de atuação do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Em 2013, além de disponibilizar mais profissionais nas áreas de fisioterapia, serviço social, fonaudiologia e psicologia, a Secretaria acrescentou a especialidade nutrição ao programa. Ao todo, 52 profissionais de saúde estão disponíveis para atender os educadores.

Outra novidade para este ano é que os atendimentos em Atenção à Saúde e Valorização do Professor acontecem em 210 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. O atendimento também continua sendo feito no SAC Educação, mediante marcação pelo telefone 3117-1434, das 8h às 16h, ou pessoalmente. Desde que foi lançada, em 2009, a iniciativa, inédita no estado da Bahia, já beneficiou 6 mil educadores na capital e região metropolitana.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A coordenadora-geral do programa, Maria Regina Borges, ratifica que o serviço não tem precedentes e vai ser ampliado para toda a rede. “Antes, não se costumava olhar para a saúde do professor. Passamos muito tempo renegando os cuidados especiais que esta profissão exige. A Secretaria investe, agora, na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos nossos educadores. Também providenciamos o encaminhamento para assistência e reabilitação, junto às universidades públicas e privadas parceiras. Cobrimos Salvador e região metropolitana e o objetivo é incluir todas as Diretorias Regionais de Educação”.

Cuidado e parceria - O atendimento psicológico prestado tem foco na psicologia social e escolar. A coordenadora pedagógica do programa, a psicóloga Cristina Aparecida Silva, cita algumas das situações que impactam na saúde do professor. “São casos de estresse com o trabalho, por conta do desgaste no relacionamento com colegas e sobrecarga de responsabilidades. Há também questões familiares relacionadas aos filhos ou ao casamento”. Além dos relatos no âmbito dos sintomas emocionais, uma pesquisa realizada com mil professores da rede estadual indica, dentre outros diagnósticos, que 40% deles são acometidos por problemas osteomusculares e 34,9%, por distúrbios digestivos.

Para garantir o atendimento e acompanhamento clínico, a Secretaria da Educação conta com a parceria das clínicas universitárias da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime),  para onde são encaminhados os pacientes que necessitam deste tipo de assistência. As universidades também cedem graduandos em regime de estágio para prestar apoio aos professores em atividades escolares, colaborando, inclusive, para melhorar o desempenho dos estudantes e a relação escola-família.

No Colégio Estadual Sete de Setembro, em Paripe, que integra o polo dois de atuação do programa, a professora de história, Deise Luciano, sente os resultados da ação. “É uma parceria bastante positiva. Fiz o planejamento das aulas com a participação de dois estudantes de psicologia. Significou muito para o trabalho, até porque eram aulas sobre identidade. A turma de 6ª série do ensino fundamental superou as dificuldades com adaptação e o desempenho melhorou também. A expectativa é que, este ano, com a divisão em polos, seja ainda melhor porque mais escolas terão acesso”.

Oito polos - Para o primeiro semestre de 2013, serão atendidas pelo programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor cerca de 210 unidades escolares distribuídas nos seguintes polos: 1) Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande, Boca da Mata, Jardim Cajazeiras, Águas Claras e Vila Canária; 2) Paripe, Periperi, São João do Cabrito, Itacaranha, São Tomé de Paripe, Lobato, Alto da Terezinha, Plataforma e Bela Vista do Lobato; 3) Tancredo Neves, Saboeiro, Pernambués, Cabula, Narandiba; 4) Sussuarana, Pau da Lima, Bairro da Paz, Paralela, Mussurunga, São Cristóvão; 5) Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari; 6) Centro, Nazaré, Barris, 2 de Julho, São Bento, Garcia, Caixa D´água, Brotas, Lapinha, IAPI, Liberdade, Pau Miúdo, Santo Antônio, Soledade, Pelourinho, Barbalho, Vasco da Gama; 7) São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha de São Caetano, San Martin, Retiro e Pirajá; 8) Ribeira, Bonfim, Boa Viagem, Água de Meninos, Itapagipe, Uruguai, Roma, Calçada e Baixa do Bonfim.