Programa Ciência na Escola inicia formação de professores nesta segunda-feira (27/04)

O Programa Ciência na Escola (PCE) inicia, nesta segunda-feira (27/04), as atividades de formação e mobilização para a pesquisa científica, com o “Curso Educação Científica: inovação educacional para a sala de aula”, que acontece durante todo o ano letivo nos Núcleos Regionais de Educação (NRE). A formação contemplará 2.032 professores e busca promover a educação científica para professores e estudantes da Rede Estadual.
 
“Considero a Bahia como pioneira no fortalecimento da iniciação científica na educação básica. O Ciência na Escola valoriza o ensino pela pesquisa e considera a territorialidade dos sujeitos como uma questão que inspira uma mudança em sala de aula, exigindo do professor uma análise reflexiva da sua prática docente, o que promove a inovação educacional, principal eixo norteador do Programa”, resalta a coordenadora geral do programa, Shirley Costa.
 
De acordo com Shirley Costa, durante as formações, serão promovidas atividades que mobilizam a comunidade escolar para a compreensão e atuação nas questões de ordem social, ambiental, cultural, econômica e científica, como as Caravanas Científicas, videoconferências, Workshops, além das feiras e mostras escolares, que emergem do entorno da escola e refletem na convivência social.
 
Os projetos do Ciência na Escola participam da Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), evento consolidado no campo da pesquisa científica oriundo da Educação Básica que, em 2015 chega à sua quinta edição e abre espaço para os jovens cientistas e professores pesquisadores.
 

Notícias Relacionadas