Professores passam por capacitação para realizar avaliações de acuidade visual nos estudantes

Fotos: diculgação
Os professores das escolas das redes estadual e municipal de ensino do Subúrbio Ferroviário de Salvador e profissionais das unidades básicas de Saúde que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) participaram, nesta quinta-feira (12), de uma oficina formativa com o objetivo de instrumentalizá-los para a realização da avaliação da acuidade visual (Teste de Snellen) nos estudantes identificados com possíveis problemas oftalmológicos. A capacitação foi realizada no auditório do Parque São Bartolomeu, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, e é uma ação conjunta entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB); as secretarias municipais de Educação (SMED) e de Saúde (SMS), de Salvador; além do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

“A intersetorialidade é uma das premissas do programa Saúde na Escola. E a ação de hoje evidencia isto, onde tivemos os poderes públicos estadual e municipal imbuídos no cumprimento desta atividade. Com isso, esperamos que as unidades escolares consigam implementar ações em prol dos nossos estudantes, no que tange à saúde ocular, uma vez que interfere diretamente nos processos de aprendizagem e que podem influenciar no percurso educativo dos nossos estudantes”, explicou o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa.

A atividade envolveu a participação de 52 unidades escolares (12 estaduais e 40 mancipais) e irá beneficiar, diretamente, 26.068 estudantes, sendo 11.205 da rede estadual de ensino. A SEC já disponibilizou a Escala Optométrica e o Manual Orientador para a realização do Teste de Snellen para as 615 unidades escolares da rede estadual pactuadas ao Programa Saúde na Escola. O material a ser utilizado pelos professores capacitados visa promover a saúde ocular a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais dos estudantes, a fim de garantir o comprometimento do processo de aprendizagem.

A acuidade visual é o grau de aptidão do olho para identificar a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. A medição da acuidade visual é feita através da Escala de Sinais de Snellen, que utiliza sinais em forma de E, organizado de forma padronizada e de tamanhos progressivamente menores. Esse procedimento busca identificar entre os estudantes a existência de erros de refração que necessitarão de consulta oftalmológica.

Para a professora Vilma Weber, do Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade, localizado no bairro do Lobato, a realização do teste refletirá positivamente no aprendizado dos estudantes atendidos. “Esse treinamento é de suma importância para que possamos, junto com a Secretaria da Saúde, visualizar a necessidade de cada aluno individualmente, para que eles tenham um amplo desempenho educacional”, afirmou a educadora.

A médica oftalmologista da SESAB, Lilia Corrêa, que foi uma das instrutoras da atividade, falou da importância da iniciativa. “Esta ação integrada entre as secretarias é essencial no sentido de impedir que alguns educandos possam vir a ter uma perda de visão e que pode evoluir para um caráter irreversível, ou seja, uma cegueira, pela falta de uma correção ótica, que é necessária. Estou feliz em participar desta atividade importante que ajudará a corrigir patologias, como erros refração, miopia, astigmatismo e hipermetropia, para que os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver a visão plena”, explicou.

A programação do treinamento contou com palestras sobre os temas “O programa Saúde na Escola e sua contribuição na formação integral dos sujeitos”; “Saúde Ocular e PSE – Conhecendo do fluxo da avaliação na escola à distribuição dos óculos”; “A importância da saúde ocular para os estudantes: instrumentalizando para a prática do Teste de Snellen nas escolas”. Além disso, os participantes fizeram uma atividade prática na qual aprenderam a realizar o Teste de Snellen nas unidades escolares em que atuam.