Professores participam de formação sobre o e-Nova Educação

Fotos: Suâmi Dias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professores da rede estadual participaram, nesta quinta-feira (24/05), do Workshop Trilha Pedagógica e-Nova Educação, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, em  Água de Meninos, em Salvador. O encontro teve o objetivo de mostrar as várias possibilidades da utilização das tecnologias no contexto escolar a partir do projeto e-Nova Educação. O e-Nova foi lançado pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Google, e está levando tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI.
 
Durante o workshop, os professores também puderam tirar dúvidas sobre o uso do chromebook (computador portátil do Google), que é utilizado em sala de aula. Por isto, foram apresentadas as ferramentas para que os professores tenham bons resultados ao desenvolver produções ligadas à tecnologia com os estudantes.
 
O professor de Ciências, Francisco Chaves, da Escola Estadual Solange Hortelio Franco, no bairro do Uruguai, falou que o workshop serve como uma formação. “É natural que aconteça uma evolução na forma de aprendizado para os estudantes. Com a tecnologia acredito que exista um processo que facilite a compreensão do conteúdo, além de promover um maior interesse do aluno pelas disciplinas. Isto é trazer as ferramentas que a juventude está utilizando para dentro do ambiente escolar”, contou.
 
Já a professora de Matemática e Física, Denise Gomes, dos Centros Educacionais Carneiro Ribeiro - Classe I e III, ressaltou ser fundamental o uso da tecnologia nas escolas. “Acho muito interessante o projeto e-Nova, pois sempre defendi o uso da tecnologia aplicada ao ensino na escola. Até porque é uma realidade. É normal que sintamos um pouco de dificuldade, porque dentro da docência existem profissionais de diversas gerações. Mas, com tranqüilidade e com o suporte da Secretaria da Educação, acho que vamos conseguir desenvolver um bom trabalho nas escolas”, disse.
 
A coordenadora do Núcleo de Tecnologias e Plataformas Multimídias da Secretaria da Educação do Estado, Carla Almeida, explicou a importância da iniciativa. “Estamos promovendo um diálogo e ouvir do professor suas reflexões e sugestões, é muito enriquecedor para o projeto. Iremos realizar esta mesma atividade nos dias 29 e 30 no mesmo local para outros educadores e a nossa expectativa é que possamos alcançar 900 professores”, destacou.
 
Sobre o e-Nova Educação - O projeto e-Nova Educação contempla, em sua fase piloto, escolas de 11 municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães –, englobando 20 escolas das mais variadas modalidades de oferta, desde Centros Noturnos de Educação até escolas regulares, passando, também, por Centros de Educação Profissional, dentre outros. A meta é chegar a 500 unidades escolares ainda este ano, já tendo sido adquiridos 14 mil chromebooks para a distribuição entre essas escolas.
 
 

Notícias Relacionadas