Professores do EMITec lançam segunda edição do livro: “Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume 2”

“Este momento é de alegria misturado com ansiedade, com cansaço, e com a certeza de que o nosso trabalho foi concretizado”, destacou a Coordenadora executiva do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica da Secretaria de Educação do Estado as Bahia, (EMITec), Letícia Machado, durante o lançamento do livro Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume 2”, que aconteceu nesta segunda – feira 09 de junho de 2014, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A obra, organizada pela coordenadora executiva do EMITec, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Letícia Machado, tem como objetivo  divulgar  práticas exitosas desenvolvidas pelos docentes do Programa, em parceria com estudantes, fazendo uso da intermediação. Formada por 6 capítulos com trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo o seu prefácio  e a coautoria de um dos capítulos assinados pelo Pós-Doutor em Educação da Universidade Federal do Ceará, Prof. Júlio Wilson Ribeiro.

“O segundo volume do livro se diferencia do primeiro na questão do conteúdo, por que a proposta é a mesma, que é publicizar as estratégias realizadas dentro do EMITec com os alunos”, relatou Letícia Machado.

A 2ª edição é o resultado de experiências didáticas desenvolvidas entre agosto de 2013 a março de 2014 em parceria com 18 professores/coautores do corpo docente e pedagógico do EMITec, projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, iniciou o trabalho com intermediação tecnológica em 2008..

A coordenadora pedagógica e coautora do livro, Rachel Aranha, acredita que a obra tem o objetivo de auxiliar os professores. “Essa segunda edição é só um reforço do exercício da reflexão da prática do professor. Através destes artigos, nós temos a oportunidade de rever a nossa pratica e melhorar, além de contribuir pra um universo de professores”, salientou.

“Eu espero encontrar no livro as experiências realizadas a partir do EMITec, e os principais desafios que a educação a distancia tem enfrentado”, destacou a Professora Mirian Fonseca, que esteve presente no lançamento.

EMITec - O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, é um programa estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino-aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio, além de atender a localidades que tenham deficiência em profissionais com formação especifica em determinadas áreas de ensino.