Professores de educação física debatem esporte educacional durante videoconferência

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Pensar em novas práticas pedagógicas e debater o espaço do esporte da escola na Base Curricular. Foi com este foco que professores de educação física das escolas de tempo integral da rede estadual de ensino da Bahia participaram da videoconferência “Esporte da Escola: experiências do Mais Educação e Programa Segundo Tempo”, realizada nesta segunda-feira (28/09), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A videoconferência deu início a etapa presencial do curso “Esporte da Escola – práticas corporais e organização do conhecimento”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com os Ministérios da Educação e do Esporte. O curso tem como objetivo subsidiar a ação e a prática pedagógica de professores que atuam com o ensino do esporte educacional. Além de professores, participam do curso, coordenadores de núcleos do programa Segundo Tempo, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

“Esse curso veio em um momento muito importante, que é o de articulação para a construção da Base curricular Comum, e do próprio Currículo Bahia. Esperamos sair na frente, já que estamos mobilizando a nossa rede para termos uma formação diferenciada e práticas pedagógicas renovadas”, ressaltou João Danilo Oliveira, diretor de Formação e Experimentação Educacional do IAT. O nome do curso é, também, o nome da coleção que norteia o trabalho pedagógico e vem subsidiando a formação de professores em todo o País. “Iniciamos essa experiência com as escolas de tempo integral, mas a ideia é que possamos estender essa mesma formação a todos os professores de educação física da rede estadual”, completou o diretor.

“Eu acho que esse é um grande desafio. Esse momento de encontro, de formação, de debate é importante para fortalecer o trabalho em nossas escolas. O fundamental é garantir uma melhor aprendizagem para os nossos estudantes e democratizar a prática do esporte em nossas unidades escolares”, destacou a coordenadora da Educação de Tempo Integral, Rowenna Brito.

 

Notícias Relacionadas