Professores da rede estadual participam de live sobre a Olimpíada de Inglês

Palavras-chave:
Os professores e diretores das escolas da rede estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (11), de uma live com o tema "Olimpíada de inglês: como preparar os seus alunos de forma remota". A atividade faz parte do seminário "Olimpíada do conhecimento on-line", promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A transmissão, que se deu através do YouTube, no canal ChatClass, teve o intuito de discutir sobre o funcionamento da olimpíada e de como os professores podem utilizar a plataforma oficial da olimpíada no WhatsApp, conhecida como ChatClass, para preparar os estudantes. A olimpíada acontecerá no segundo semestre deste ano, ainda com data a ser definida. 
 
A transmissão foi mediada pelo professor de Inglês, Bruno Nascimento, que já utiliza o ChatClass no ensino da disciplina com os estudantes do Colégio Estadual de Paramirim. Na live, ele falou sobre a sua experiência com o Chatclass, desde que começou a utilizá-lo com uma turma do Ensino Médio. "Foi nessa plataforma onde marcamos nossos encontros para estudar conteúdos, tirar dúvidas e fazer atividades. Estamos engatinhando ainda, embora seja uma ferramenta de fácil manuseio. Além disso, abordei as ideias de autores sobre o uso das tecnologias que agora estão tão presentes em nosso cotidiano e de estudiosos que primam pelo desenvolvimento das competências dos educandos, levando em consideração o seu conhecimento empírico na sociedade", destacou. 
 
Durante a live, o coordenador nacional da Olimpíada de Inglês, Amaral Oliveira, falou sobre a realização da olimpíada. "Trata-se de um concurso cultural que acontece de forma on-line, por meio da tecnologia educacional ChatClass, que é um robô de Inglês no WhatsApp. A olimpíada é realizada juntamente com a Embaixada Americana e, no ano passado, tivemos mais de 100 mil estudantes participando, incluindo professores e estudantes vencedores da Bahia. É uma iniciativa muito importante, pois é uma forma de democratizar o ensino de Inglês e incentiva que os estudantes aprendam o idioma. Hoje, eu apresentei a plataforma da olimpíada, que está disponível gratuitamente para que professores e estudantes possam aprender, praticar e ensinar durante este período de pandemia, por meio de seus celulares". 
 
Bahia Olímpica - Através do Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da ação é estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Desde o início de ano, as escolas já estão sendo mobilizadas para as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica e Biologia, cujas inscrições estão abertas.

Notícias Relacionadas