Professores da rede estadual participam de formação para difundir geociências

Reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/9), cerca de 180 professores dos projetos Ciência na Escola e Pacto pelo Ensino Médio, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, participaram do curso de capacitação em geociências para o ensino básico, oferecido pelo programa Geocientistas do Amanhã. A iniciativa é uma promoção da Sociedade Brasileira de Geologia, em parceria com a Secretaria da Educação. Esse é o segundo momento da formação. No primeiro, realizado em julho e agosto, participaram professores formadores e articuladores, que já orientaram inicialmente estes professores que agora passam por formação.

Formação Geociências - Roberto Rodrigues/IAT
A ação, realizada no intuito de popularizar e difundir as geociências por meio da capacitação de professores da educação básica, está focada em cinco áreas: universo e sistema solar, rochas e recursos minerais, fósseis e tempo geológico, recursos hídricos e energéticos e patrimônio geológico e educação em geociências. Os professores participam de aulas teóricas, nas quais os temas são abordados de maneira geral, e de oficinas práticas, quando fazem experimentos geológicos.

“Essas ações têm como compromisso o protagonismo estudantil e a construção do saber, numa perspectiva de educação contextualizada. O aluno estuda a sua territorialidade. A iniciativa colabora com essa perspectiva na medida em que estimula os professores a trabalharem junto com os estudantes na investigação da formação geológica da sua cidade, por exemplo”, declarou o coordenador pedagógico do Ciência na Escola, Marcelo de Oliveira.

A capacitação termina nesta sexta-feira (19/9) com uma excursão geoturística pela cidade de Salvador, e com a seleção de um desenho ou carta produzida pelos estudantes da rede estadual de ensino sobre a geologia da sua cidade. A produção escolhida será apresentada, em Salvador, no 47º Congresso Brasileiro de Geologia, entre os dias 21 e 26 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia.

Projetos – O Ciência na Escola e o Pacto pelo Ensino Médio são projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O primeiro proporciona a estudantes e professores um espaço para experimentação, investigação e vivências, enriquecendo a aprendizagem dos conhecimentos científicos. Para tanto, inclui formação de professores e edição de livros, além da realização da Feira de Ciências da Bahia, no Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciência, esporte e cultura.

Já o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, contribuindo para uma melhor qualidade do ensino. É ancorado na política de formação continuada de professores da Secretaria da Educação, reconhecendo a escola como local de formação.

Notícias Relacionadas